Primeiro de tudo agradecer e parabenizar Sscotta e -Luna_ pelas informações a respeito das melhorias das unidades e dos barcos de comércio, infelizmente o Ikariam esta carente de gente disposta a explorar e compartilhar informações a respeito dessas evoluções, provavelmente tentando guardar informação pra ter vantagem dentro do jogo, ou talvez essas pessoas ja nem sequer usem mais o fórum mesmo, considerando que ele foi até removido da pagina do jogo (bizarro)
Foi bom ver as diferentes opiniões dos últimos dias a respeito das melhorias da oficina e de tudo que foi dito, mas algumas coisas no mínimo imprecisas foram ditas e passaram meio batido, então acho valido dar meus dois pitácos aqui no tópico
valeu aí, estou me esforçando para trazer o máximo que posso, uma vez que as informações sobre o jogo estão cada vez mais difíceis de ser encontrada isso quando elas são disponibilidades. segue abaixo a quantidade de ouro e cristal necessário para evoluir os barcos mercantis nos níveis iniciais, sempre lembrando que o custo do cristal é com o oculista no nível 50.

Como sou mais fazendeiro do que guerreiro não posso opinar sobre a parte militar, minha principal observação é que a GF está omitindo a informação correta, sim as melhorias tem um limite só que a GF está apostando que nós nunca vamos conseguir descobrir isso. Minha linha de raciocino é o seguinte se cada nível da oficina melhora só um nível de cada unidade então ou o limite que é liberado no nível 50 (o que eu acredito) ou o nível 50 vai liberar mais de um nível de cada unidade.
outra observação sobre essas mudanças na oficina não entendi o por que todas as unidades tem o mesmo ganho de dano e armadura. Pois isso não muda nada o "meta do jogo", aí eles perderam uma chance de mudar o jogo, na minha opinião.
E a defesa da forja de Cronos vindo da forma que veio é ainda pior, o edifício é matematicamente horrível, diferente do santuário dos deuses ou do guarda florestal, onde cada nível vale proporcionalmente menos, mesmo que dê um bonus fixo de 2% (nem preciso explicar o motivo, né? ja que você é tão experiente assim), a Forja de Cronos da um bonus menor a cada nível evoluído, e não é sobre a proporção, o numero real é menor, é uma piada.
O nível 1 da 20% sim, e isso ja esta errado, imagine se o guarda florestal tivesse 20% de bonus no primeiro nível, e o nível 50 daria +0,001% de bonus na produção de madeira, qual seria a utilidade disso?
Mas entendendo um pouco mais do jogo, considerando que edifícios em níveis altos podem levar anos para ficar pronto, fica ÓBVIO a NECESSIDADE de ter forja de Cronos em TODAS as cidades, mas e quando esse não for o caso? e nos servidores novos, nos jogadores que jogam os primeiros meses do servidor pelo fogo do inicio do server e depois param e vão pro próximo? vale a pena gastar 1 milhão de recurso por cidade no inicio do jogo para seus edifícios de 4 horas levarem 2? o slot perdido valeu a pena? ele podia ser melhor utilizado? sim, claro que sim. no inicio-meio do jogo, onde os edifícios levam poucas horas, as vezes poucos dias chutando alto, você não PRECISA disso, principalmente pela proporção de tempo gasto evoluindo x tempo produzindo recurso necessário para evoluir, por causa dessa proporção que eu disse que a Forja era boa em cidades novas, onde você facilmente tem os recursos necessários para evoluir diversos edifícios, mas tem que esperar os minutos/horas para upar os próximos níveis.
sobre a forja de cronos acho que o problema dela é que a GF escancarou muito a diferença do bônus entre os níveis, acho que ela vez isso para ajudar as contas menores, mas estraga a jogabilidade e a utilidade do edifício na minha opinião. A prova disso é o edifício de arquivos de cartas náuticas que tem o bônus menor a cada nível, mas a diferença é pequena tanto é que ninguém reclamou ou reclama disso, talvez isso acontece por que essa informação não foi passada para nós. Eu mesmo só lembrei (talvez eu sabia e esqueci), pois eu quero saber até que nível os arquivos de cartas náuticas dão algum bônus. Até desisti de calcular isso pois eu devo estar cometendo algum erro no meu calculo, para mim o nível 40 está dando um bônus de 22%, não vejo como isso vai chegar até os 90% que são o limite divulgado no nível 86.
Isso volta para o ponto inicial, faltam muitas informações no jogo, por que essa informação (bônus por nível) não está no menu ajuda?? como todos os outros edifícios incluindo a forja de cronos, armazém, taberna, templo, mercado negro, e outros.
quartel e espionagem não são edifícios NECESSÁRIOS EM TODAS AS CIDADES, mas eu entendo que alguns gostem de ter eles em todas as cidades, mas mesmo assim, no seu exemplo, você esta gastando 17 slots com edifícios "obrigatórios", ou seja, você tem 2 slots livres por cidade para fazer os edifícios que só precisa de 1 conta por conta (mercado, mercado negro, cartas náuticas, santuário dos deuses, etc), logo, sobra 1 slot livre em todas as cidades, que mesmo no seu exemplo, pode ocupar com a Forja de Cronos em todas as cidades sem se preocupar em ter de demolir nada, além disso muitas cidades vão ter 1 slot sobrando mesmo assim, porque existem poucos edifícios no jogo que precise de somente 1 por conta, e da pra ter mais de 20 cidades
antigamente o jogo tinha muito menos slots, era comum por exemplo cidades feitas no Hefesto (que só existia no Enxofre) terem Fabrica de Pirotecnia 32 (era o limite antigo), mas era muito raro ver Pirotecnia em todas as cidades, ao invés disso os jogadores priorizavam ter quarteis e estaleiros altos nas cidades de enxofre, para gastar menos tempo construindo as suas tropas e frotas nessas cidades, que é onde fariam as unidades que mais gastam enxofre (morteiro/lf), e ai gastariam menos enxofre por causa da fábrica, assim como Oculista 32 seria somente na cidade que você vai fazer ensaio. e muitos nem isso faziam, eu tenho contas muito antigas que não jogo a muito tempo, que sequer nunca construí uma fabrica de vidro nela por exemplo, eu vi isso esses dias e achei hilário
alias uma dica: é errado presumir que depósito serve pra guardar mais recurso
o armazém nível 49 custa 5,32m de recursos total (sem edifícios de redução), e armazena 11,81m de recurso
o deposito nível 39 custa 5,93m de recursos total e armazena 11.64m de recurso
as diferenças são que:
1 - O depósito é mais caro (610k de recurso a mais)
2 - O armazém guarda mais recurso (170k de recurso a mais)
3 - O maior custo do armazém é em madeira, que é comum (3,4m), enquanto a do depósito é de recursos de luxo, que é 4x mais raro (3,6m)
4 - O armazém vai proteger 23.520 recursos, o que também te da um bonus generoso caso participe da pirataria (94.080 de proteção em cada cidade com 4 armazéns), da pra tirar ai uns 4-5 milhões de recurso por ciclo da pirataria mesmo sem ficar numa posição muito boa
5 - O armazém demora mais tempo pra ficar pronto (12D e 15h do deposito vs 20D e 5h do armazém)
Display More
Excelente sua linha de raciocínio, também acho que não é necessário mais um slot por causa da forja de cronos, até por que quando adicionaram 3 slots (na ultima mudança de quantidade de slot) eu achei muito e em varias cidades fiquei com um slot vazio pois não tinha o que construir.
me lembro dessa época que não dava para ter os 5 redutores em todas as cidades, também adotei essa estratégia naquela época.
Sobre os armazéns e deposito outra excelente linha de raciocínio, para mim o deposito vai ficar obsoleto com o passar do tempo, ele é o único edifício que eu destruiria para construir a forja nas minhas cidades, também é um que eu não pretendo evoluir mais. Tenho 5 armazéns e 1 deposito nas cidades.
----
Agora sobre as mudanças do jogo, eu tenho certeza que a GF é incapaz de evoluir o jogo com consistência, segue os motivos pelo qual eu acredito nessa minha afirmação:
- Eventos únicos que nunca mais acontecem, o evento que mais se repetiu foi um que teve 2 ou 3 vezes (aquele que tinha 2 times), na minha opinião o evento da hidra foi um dos melhores se considerar a jogabilidade, só erraram na recompensa é obvio que ela tem que ser maior do que o que você gasta para fazer o evento, outro erro foi querer dar os recursos nas cidades em vez de dar como item (no final foi o que eles fizeram). obs.: joguei todos os eventos que teve.
- Acho estranho aumentarem os níveis dos edifícios e não expandir as pesquisas, da para dar inúmeras ideias que são fácil de fazer para resolver isso, vou dar só um exemplo aqui, faz um pesquisa que desbloqueia os novos níveis dos edifícios (estou me referindo ao níveis que foram liberados na versão 14), uma pesquisa para cada tipo de edifício.
- Faltas informações ou não padronização das informações de novo vou dar só um exemplo no menu de ajuda nos edifícios de redução e nos edifícios de aumento de produção tem um texto dizendo o bônus por nível, mas não tem nada falando que a partir de tal nível o bônus não aumenta mais, enquanto na CM, taberna, academia, entre outros em cada nível a informação aparece certa e nos edifícios de arquivo de cartas náuticas e santuário dos deuses nessa informação não aparece em lugar nenhum do menu de ajuda.
- Sim eu sei que em algumas coisas pontuais o jogo melhorou, mas isso só reforça a minha afirmação que num todo o jogo não evolui da mesma forma e algumas coisas estão ficando muito defasadas do como exemplo o sistema de batalhas.