2.
O facto do ikariam ser insular é o que o distingue de diversos outros jogos em que os mapas são terrestres e com acesso a todo o lado.
Acho que alterar este estado mudaria completamente o sistema de jogo.
Se acham que a lancha rápida a segurar o porto/cidade de ataques doutras ilhas é errado (que também o acho), sou da opinião de o ataque dos barcos comerciais começar a ter utilidade. Por que razão a ajuda diz que eles têm 300 de dano quando em lado nenhum são utilizados.
Acho que num contexto de ataque de outra ilhas, à chegada à cidade o jogo deveria avaliar o "dano barcos comercio" vs "amadura+vida" barcos militares.
caso os barcos de comercio tenham maior dano deveriam aniquilar os barcos inimigos e as tropas avançarem para a pilhagem terrestre.
Exemplo:
200 barcos comerciais em pilhagem -> 300 x 200 dano = 60.000
1 lancha rápida -> 400 hp
Estão a ver a desproporção deste conflito. Não faz sentido a frota de barcos comerciais serem parados por uma lancha (neste caso até venceriam 150 lanchas).
Claro que, com 6 abalroadores (11.520 hp/cada) teríamos o mesmo efeito da lancha atual, mas aí um combate marítimo os destrói.
Acho que esta alteração evitava as criação das pontes que, a meu ver, em nada melhoraria o jogo.