Posts by Pedro Lucio

Sobre o Fado...

1) Ha una anos, jogava eu xadrez online, meu adversário Dinamarquês, meteu conversa comigo no chat do jogo e sabendo que eu estava em Portugal, disse em Inglês... "hoooo... nice country, I went there and I love it. I also love very much the music.... Fardo... if I not mistaken".

E porque não, a palavra fado pode ser traduzida como destino, sina (entre outras) porque não também "fardo"?

2) N√£o conhe√ßo muitos dos cantores de Fado, mas ha uns tempos estive a pesquizar sobre o assunto... no youtube ouvi um fado at√© ao fim, a letra era conhecida e agrada-me e a vers√£o tocada era brilhante. Para meu espanto a cantora no fim fala para o p√ļblico em l√≠ngua eslava que eu reconheci ser B√ļlgaro. Tratava-se de um festival internacional em Bansko na Bulg√°ria...

Quero também chamar a atenção para a excelente fadista, Silvia Miteva, nascida na Bulgária, criada em Angola e...

https://portugal.edp.com/en/ed…ado/fadista/silvia-miteva

e já agora, este ano a intérprete portuguesa Carminho, também cantou em Plovdiv na Bulgária.

https://www.instituto-camoes.p…do/culture/agenda-pt/8977

Sobre a culin√°ria Portuguesa, reconhecida como fazendo parte da dieta mediter√Ęnea.

J√° estou a v√™r que querem √© m√ļsica.

Pra todos os Ikarianos ( excepto a GF que j√° me arramjou um novo bug!).

Espanha

Roménia

Alemanha

Finlandia
    Big Thanks to Commodore Amiga Paula Chip (polyphonic 4 channels) & composer Markus Kaarlonen.

Bélgica

Alemanha

Finlandia

Estónia

Eu j√° n√£o sei o que dizer... Mas, uma vez mais vamos por partes.

1)

Porquê que a ordem das minhas / nossas cidades ainda não foi restabelecida, de acordo com o que tinhamos nos ex-servidores PT?

2)

Porque razão é mais importante implementar bandeirinhas em todos os lugares do jogo, do que resolver prioritariamente algo que NEM DEVERIA TER ACONTECIDO? (estou a falar do ponto 1).

3)

Porque razão a língua da interface (a língua apresentada em todos os items do jogo) está associada a localização / nacionalidade / bandeira do jogador?

A) Então um Mongol que vive na India, que joga ikariam no servidor Espanhol, e que escolhe a lingua Inglesa para a interface, tem de ser automáticamente visível por todos com a bandeira Inglesa?!!!????? PORQUÊ?????

√Č natural que escolham uma s√©rie de l√≠nguas dispon√≠veis para serem apresentadas na interface do jogo, MAS SEPAREM a $#&#/$#"! DAS √ĀGUAS, se querem fazer isso, ent√£o fa√ßam-no com cabe√ßa tronco e membros e n√£o da forma mais amadora, infantil e perniciosa poss√≠vel.

B) Providenciem para que o jogador tenha também a opção de escolher NENHUMA bandeira para a sua representação pessoal. Nem todos os jogadores tem intenção de dar a conhecer essa informação. E francamente até acho que é ilegal !

C) E no caso de B, façam com que o nome do jogador apareça por inteiro na VISTA DA ILHA, em vez de o nome desaparecer quase por completo, porque o espaço da bandeira, (seja esta apresentada ou NÃO), fica reservado no espaço no NOME DO JOGADOR.

D) E que as alianças, possam também ter a opção de selecionar NENHUMA bandeira.
    Ha alianças com jogadores de várias nacionalidades e que não se reveem na bandeira de qualquer particular país, e por isso é lógico a liderança poder selecionar NENHUMA BANDEIRA.

O que est√° a GF a tentar fazer?

Estou a fazer perguntas... respondam-me P$%&#HHH !!!

Eu penso que todos os que est√° a fazer esta "#$&#/#W$%H toda, deveriam ser imediatamente despedidos.

Se têm um nome como "Espanta_Tótós", com .... bastantes letras, nome que antes era totalmente visivel,

Agora se forem a "Vista da ilha", e clicam na vossa cidade, já só conseguem vêr em "Jogador" o nome "Espanta.....", ou algo do género.

Não sei o que se consegue ver se além disso utilizam um dos titulos que o jogo permite.

Mesmo que desliguem a bandeira nas op√ß√Ķes o seu local fica permanentemente reservado, o nome do jogador come√ßa muito depois no nome da alian√ßa...

Como é que alguém pode pensar que a interface está melhor assim?

E mais tenho a dizer...

Eu também dou-me bem com o Inglês. A maioria das coisas relacionadas com informática tiveram origem em países Anglo-Saxónicos, logo para mim faz mais sentido, no meu caso ter o Windows em Inglês, ter a Interface do meu telemóvel em Inglês, e até o meu Linux em Inglês.

Mas escolher a lingua de uma interface n√£o √© sin√≥nimo de perten√ßa, ou de localiza√ß√£o. Eu vivo em Portugal, logo deveria poder escolher fazer aparecer a bandeira Portuguesa nas minhas comunica√ß√Ķes.

Comecei a jogar no Ikariam GB, e quando criei contas no PT n√£o estava a espera que a interface do jogo no PT se alterasse.

Já que estão a mexer nisso, que o façam como deve ser. Até um Bébé percebe isso,...

SEPAREM A L√ćNGUA DA INTERFACE DA L√ĆNGUA DO JOGADOR / LOCALIZA√á√āO..

Não sei o que os programadores da GF estão a tentar fazer. Porém se o que fazem é para justificar o salário, o melhor seria serem eles a pagar a GF.

Eu j√° n√£o sei o que dizer...

1)

Porquê que a ordem original das minhas / nossas cidades ainda não foi restabelecida?

Porquê?

PORQUÊ?

2)

Porqu√™ que Polaco / Polon√™s, Checo, Farsi ou Lituano, √© mais importante do que a 4¬ļ / 7¬ļ / 9¬ļ (varia de acordo com a estat√≠stica) l√≠ngua mais falada no mundo?

3)

Porquê que estão a implementar coisas irrelevantes se ainda não trataram do exposto na linha 1)

4)

Porquê que isso nos deve surpreender?

Porque tem a GF de respeitar quem fala Portugu√™s, se mesmo quem a fala, fala mal, tal como demonstrado no √ļltimo aviso da nossa "querida equipe BR"...

---------------------------------------------------------
    Ol√°
    No dia 17.02.2022 um Servidor Global ser√° lan√ßado, para maiores informa√ß√Ķes cliquem no link abaixo
    SERVIDOR GLOBAL

Att.
    Equipe BR

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A palavra "Informa√ß√£o" / "informa√ß√Ķes" n√£o est√° sujeita a grada√ß√£o. N√£o existem MAIORES nem MENORES informa√ß√Ķes, nem mesmo quando se altera o tamanho da letra!

Existe, ... MAIS informa√ß√Ķes... OUTRAS informa√ß√Ķes.

PAREM DE ME INSULTAR.

Meu caro sendero.

Olhe que NÃO, Olhe que NÃO !!!!

Eu NÃO tenho de readaptar-me, de retreinar-me ou de fazer coisa alguma.. Mais ainda que dizer "Eu NÃO tenho de...", e eu não consigo reafirmar mais e melhor do que isto, "EU NÃO QUERO" fazer isso!

Isto lembra-me de meus tempos na Universidade em Engenharia Informática e Computadores, onde tive, entre muitas outras, cadeiras (disciplinas ou unidades curriculares, não sei como chamam no Brasil), de "Computação Gráfica" e de "Interfaces Homem-Máquina". Tinham projectos gigantescos, análise de requisitos, relatórios, desenvolvimento e codificação e um brutal relatório final. Cada aluno era ainda chamado no final para justificar tudo o que fez e que afirmou no relatório.

Mas adiante....

Em todas as "Interfaces Homem.M√°quina", quer se trate de jogos, da interface do Windows, do android no telem√≥vel, ou da interface gr√°fica dos nossos leitores de m√ļsica ou do nosso GPS Garmin, o fabricante tenta providenciar algo estudado propositadamente para facilitar a intera√ß√£o humana com o sistema. Por sua vez, o humano utilizador / usu√°rio t√™m a obriga√ß√£o / dever de criar um "MAPA MENTAL" das funcionalidades da Interface e tamb√©m um "MAPA MENTAL" das configura√ß√Ķes geradas por si mesmo.

√Č esta sinergia que permite que os utilizadores / usu√°rios usem f√°cilmente computadores, telem√≥veis, e saibam jogar o jogo A, B, ou C passado pouco tempo ap√≥s a cria√ß√£o deste "MAPA MENTAL", e √© tamb√©m por isso que as nossas bisav√≥s s√£o incapazes de acertar o rel√≥gio digital, ligar a televis√£o com o tele-comando, gravar um programa no VCR, ou usar o Facebook, porque s√£o incapazes de criar tal "MAPA", esquecem-se, n√£o querem faze-lo ou simplesmente n√£o t√™m paci√™ncia para o fazer.

Claro que podemos alegar que Google e Microsoft est√£o sempre a mudar as coisas nas suas interfazes, e que os utilizadores / usu√°rios t√™m de se readaptar. Por√©m serve de desculpa para eles o facto de introduzirem novas funcionalidades, serve de desculpa para eles o facto de estarem a tentar melhorar a interface para o utilizador, algo que √© bastante discut√≠vel √© certo, mas independentemente disso, existe sempre um N√öCLEO desta "MAPA MENTAL" que se mantem ao longo de todas a itera√ß√Ķes e mudan√ßas v√£o ocorrer numa interface.

Voltemos ao Ikariam....

Trata-se de um jogo online cujas funcionalidades s√£o acedidas pelo utilizador / usu√°rio atrav√©s da interface disponibilzada (Interface Homem-M√°quina). Cada jogador j√° criou o seu MAPA MENTAL do jogo e o MAPA MENTAL das suas configura√ß√Ķes (chamamos a estas configura√ß√Ķes o "Layout" dos edificios nas cidades, o "layout" das cidades nas ilhas, o "layout" das produ√ß√Ķes, recursos e monumentos, e o "layout" da sequ√™ncia de cidades), as quais constituem a sua vis√£o pessoal de como as coisas se devem parecer (personaliza√ß√£o).

Ora... na fus√£o, a GF N√ÉO adicionou qualquer funcionalidade que justifique altera√ß√Ķes √† personaliza√ß√£o / configura√ß√£o que cada jogador fez para si. A GF N√ÉO alterou a interface do jogo. N√£o ha motivo algum para alterar o MAPA MENTAL que cada jogador criou para a sua inst√Ęncia do jogo. O que a GF fez foi realmente destruir algo que, muitos (mas n√£o todos) jogadores consideram NUCLEAR na sua intera√ß√£o com a interface, o facto de as cidades serem reportadas ordenadamente pela ordem de cria√ß√£o. O que a GF fez foi c#$%r para o jogador e achar que tal √© irrelevante, mas

N√ÉO, N√ÉO √Č irrelevante!

Muito basta que os jogadores vejam suas cidades em ilhas diferentes com dist√Ęncias diferentes (antes demorava 30 minutos a transportar, e agora demora 1 hora e 30 minutos!!!), em locais diferentes dentro das ilhas, sem os mesmos monumentos (sim aconteceu-me a mim que de TR√äS Hefestus passei a ZERO), isso era de esperar mas tudo o resto, inclusive a DESordem das cidades √© INTOLER√ĀVEL.

E sim, eu sei que posso mudar as cidades para onde as quiser, todavia não tão simples assim num mundo já muito preenchido, e onde eu tenho requisitos próprios e ainda deveres para com a(s) minha(s) aliança(s).

Como eng. Inform√°tico imagino que nem deve ser assim t√£o dificil implementar na interface do jogo forma de uma pessoa reordenar as cidades. Provavelmente existe algum plugin de browser / script que faz isso mesmo, tal como existe script que permite reposicionar edif√≠cios dentro das cidades. O problema √© que altera√ß√Ķes realizadas por scripts n√£o s√£o permanentes (porque s√£o locais) e porque SCRIPTS S√ÉO PRO√ćBIDOS pelo T&C do jogo.

Ainda mais, isso da DESordem nas cidades, deve ser considerado BUG, uma alteração aos pressupostos originais do jogo, e logo corrigido pela GF, e corrigido para anteontem, não para a próxima semana.

Abraços a todos

Todos sabem que durante a fusão, a lista das cidades foi tratada as três pancadas, e após a fusão cada jogador foi presenteado com as suas cidades desordenadas, tanto na lista de seleção (no ecrã principal), como nos portos na seleção da cidade destino dos transportes.

Posso dizer que n√£o sou diferente de muitos outros jogadores, e que a respeito deste ponto em particular, sofro daquilo a que posso chamar de TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo), e neste contexto a ordem pela qual as minhas cidades foram criadas √Č IMPORTANTE para mim.

Eu criei as cidades A:enxofre, B:vinho, C:M√°rmore, D:cristal + E:enxofre, F:vinho, G:m√°rmore, H:cristal + I:enxofre, J:vinho, K:m√°rmore.....

Eu as criei com essa ordem por um motivo que só a mim diz respeito logo, NÃO quero ter as cidades em nenhuma outra ordem, menos ainda ordenadas por recuros, o que para mais impossibilita renomear as cidades para restabelecer a ordem de recursos pelas quais cada cidade foi criada.

Isto causa transtorno....

a) N√£o encontro logo a p‚ā¨@¬£ da cidade.

b) Clico nelas com a minha "memória muscular", venho horas depois apenas para verificar que os transportes foram todos feitos para onde não deviam e agora, que deveria elevar um edificio, afinal tenho de voltar a transportar tudo outra vez e perder mais horas.

c) E n√£o obstante o que relatei no ponto b), mais umas horas passaram e outra vez volto para verificar que fiz novamente Me%&!#.

d) Porque tenho de realizar a√ß√Ķes sequ√™nciais, as quais (para min e por conveniencia) devem ocorrer pela ordem de cria√ß√£o das cidades, tudo termina numa grandess√≠ssima barafunda.

ISTO √Č INACEIT√ĀVEL e pergunto.

a) O que est√° a ser feito?

b) Porque raz√£o este problema ainda n√£o foi resolvido?

c) Continuam a rir-se na cara dos jogadores? N√£o chega a Ca¬£@¬ß‚ā¨{[ que fizeram durante o √ļltimo m√™s?

Eu, (o filho da pessoa que conhecem como megar), ao ligar o meu computador e abrir o forum, calhei a p√īr os olhos sobre este t√≥pico, para logo me chamar a aten√ß√£o t√£o decadente interven√ß√£o (a.k.a. post) da tua parte Luv Money. √Č que at√© se me "gafuniram" as sinapses do meu "l√≠nico" c√©rebro ao ler t√£o "brumetolingera" prosa.

@ Luv Money, minha m√£e nunca trabalhou na √°rea de Sistemas de Informa√ß√£o e apesar de h√° muito usar computador, apenas o faz na √≥ptica de um utilizador final. Al√©m disso, teve m√°s experi√™ncias com virus inform√°ticos no passado, o que a levam a considerar tal hip√≥tese na presen√ßa de problemas com as aplica√ß√Ķes de computador.

Mas repara, eu n√£o sei porque me dou ao trabalho de te responder, n√£o creio que valhas isto!

Apesar da forma como escreves, n√£o te irei chamar, t√£o pouco considerar, que √©s um analfa-bruto, porque afinal, tal verborreia apenas pode ter uma de duas origens; 1) acabaste de fumar um charro e por isso est√°s a navegar em outra gal√°xia, e por isso mesmo est√°s desculpado, ou 2) √©s um imberbe infanto-juvenil com pretens√Ķes a sapiente, mas ainda n√£o acabaste a escola prim√°ria (provavelmente dizem escola b√°sica), e por isso tamb√©m est√°s desculpado.

Mas já agora deixa-me fazer uma observação ao teu texto, porque não sei se pretendeste escrevê-lo em Português ou em alguma outra língua de alguma das galáxias que estejas a visitar enquanto te sai pelas narinas o fumo da ganza....

Por
    fia (que nem sequer é português brasileiro), tratas as tuas coleguinhas de escola e não uma senhora que podia ser tua avó e que nem sequer esconde a idade que tem. RESPEITO, sim?

E ainda para teu bem, deixa de uma vez por todas a Jana que ela faz-te "ver a cores e ouvir em estéreo", finaliza a escola básica, aprende um pouco de gramática e por favor, realiza abundantes consultas ao dicionário.

Toda semana tem bug no jogo e a pessoa n aprendeu ainda. Mereceu o prejuízo sim.

Quando ocorre qualquer coisa no jogo pense primeiro em problema com a GF né fia, é só olhar esse fusão.

Às vezes, invejo sua falta de memória

Não continues a bater no ceguinho... Felizmente minha mãe não tem falta de memória.

[mod='Bayonetta']Por favor, respeite os usuários do fórum. Não faça spam[/mod]