Meu caro sendero.
Olhe que NÃO, Olhe que NÃO !!!!
Eu NÃO tenho de readaptar-me, de retreinar-me ou de fazer coisa alguma.. Mais ainda que dizer "Eu NÃO tenho de...", e eu não consigo reafirmar mais e melhor do que isto, "EU NÃO QUERO" fazer isso!
Isto lembra-me de meus tempos na Universidade em Engenharia Informática e Computadores, onde tive, entre muitas outras, cadeiras (disciplinas ou unidades curriculares, não sei como chamam no Brasil), de "Computação Gráfica" e de "Interfaces Homem-Máquina". Tinham projectos gigantescos, análise de requisitos, relatórios, desenvolvimento e codificação e um brutal relatório final. Cada aluno era ainda chamado no final para justificar tudo o que fez e que afirmou no relatório.
Mas adiante....
Em todas as "Interfaces Homem.Máquina", quer se trate de jogos, da interface do Windows, do android no telemóvel, ou da interface gráfica dos nossos leitores de música ou do nosso GPS Garmin, o fabricante tenta providenciar algo estudado propositadamente para facilitar a interação humana com o sistema. Por sua vez, o humano utilizador / usuário têm a obrigação / dever de criar um "MAPA MENTAL" das funcionalidades da Interface e também um "MAPA MENTAL" das configurações geradas por si mesmo.
É esta sinergia que permite que os utilizadores / usuários usem fácilmente computadores, telemóveis, e saibam jogar o jogo A, B, ou C passado pouco tempo após a criação deste "MAPA MENTAL", e é também por isso que as nossas bisavós são incapazes de acertar o relógio digital, ligar a televisão com o tele-comando, gravar um programa no VCR, ou usar o Facebook, porque são incapazes de criar tal "MAPA", esquecem-se, não querem faze-lo ou simplesmente não têm paciência para o fazer.
Claro que podemos alegar que Google e Microsoft estão sempre a mudar as coisas nas suas interfazes, e que os utilizadores / usuários têm de se readaptar. Porém serve de desculpa para eles o facto de introduzirem novas funcionalidades, serve de desculpa para eles o facto de estarem a tentar melhorar a interface para o utilizador, algo que é bastante discutível é certo, mas independentemente disso, existe sempre um NÚCLEO desta "MAPA MENTAL" que se mantem ao longo de todas a iterações e mudanças vão ocorrer numa interface.
Voltemos ao Ikariam....
Trata-se de um jogo online cujas funcionalidades são acedidas pelo utilizador / usuário através da interface disponibilzada (Interface Homem-Máquina). Cada jogador já criou o seu MAPA MENTAL do jogo e o MAPA MENTAL das suas configurações (chamamos a estas configurações o "Layout" dos edificios nas cidades, o "layout" das cidades nas ilhas, o "layout" das produções, recursos e monumentos, e o "layout" da sequência de cidades), as quais constituem a sua visão pessoal de como as coisas se devem parecer (personalização).
Ora... na fusão, a GF NÃO adicionou qualquer funcionalidade que justifique alterações à personalização / configuração que cada jogador fez para si. A GF NÃO alterou a interface do jogo. Não ha motivo algum para alterar o MAPA MENTAL que cada jogador criou para a sua instância do jogo. O que a GF fez foi realmente destruir algo que, muitos (mas não todos) jogadores consideram NUCLEAR na sua interação com a interface, o facto de as cidades serem reportadas ordenadamente pela ordem de criação. O que a GF fez foi c#$%r para o jogador e achar que tal é irrelevante, mas
NÃO, NÃO É irrelevante!
Muito basta que os jogadores vejam suas cidades em ilhas diferentes com distâncias diferentes (antes demorava 30 minutos a transportar, e agora demora 1 hora e 30 minutos!!!), em locais diferentes dentro das ilhas, sem os mesmos monumentos (sim aconteceu-me a mim que de TRÊS Hefestus passei a ZERO), isso era de esperar mas tudo o resto, inclusive a DESordem das cidades é INTOLERÁVEL.
E sim, eu sei que posso mudar as cidades para onde as quiser, todavia não tão simples assim num mundo já muito preenchido, e onde eu tenho requisitos próprios e ainda deveres para com a(s) minha(s) aliança(s).
Como eng. Informático imagino que nem deve ser assim tão dificil implementar na interface do jogo forma de uma pessoa reordenar as cidades. Provavelmente existe algum plugin de browser / script que faz isso mesmo, tal como existe script que permite reposicionar edifícios dentro das cidades. O problema é que alterações realizadas por scripts não são permanentes (porque são locais) e porque SCRIPTS SÃO PROÍBIDOS pelo T&C do jogo.
Ainda mais, isso da DESordem nas cidades, deve ser considerado BUG, uma alteração aos pressupostos originais do jogo, e logo corrigido pela GF, e corrigido para anteontem, não para a próxima semana.
Abraços a todos