Posts by Gaelll

Faz tempo que não apareço aqui pra falar de algo, mas esse assunto não é lá muito novo, lembro de conversar bastante sobre isso com o grupo que tínhamos na época, eu, Jornaleiro, Tukkinha, Katus e Spawn (isso em...2016?)

E depois, acho que comentei com o Névoa e o Byron também, mas não tenho certeza
    li o post inicial todo, mas de resto, li por alto, o que eu vi, é muita gente se perguntando como deveria ser feito, e na minha opinião, a forma que foi feita da 1a vez é o grande problema, o que você deveria ter, é mudança de regras de acordo com o mundo que você joga

Por exemplo

Quando a primeira fus√£o de mundos foi feita, voc√™ tinha (se eu n√£o me engano) jogadores de at√© 8 mundos diferentes podendo cair em um mesmo servidor, e por isso o limite de multi contas agora eu acho que √© 9 (eu n√£o sei se esse n√ļmero esta certo, mas √© algo por a√≠, tem a ver com o n√ļmero de mundos que fundiram, nunca usei multi conta pra saber, sinceramente)

Isso significa que os mundos que receberam fusão, agora poderiam ter até 9 contas cada, e agora é que vem o grande erro da empresa na fusão de mundos do meu ponto de vista, que é:

Os mundos subsequentes mantiveram essa mesma regra de partilha de ip, mesmo n√£o tendo nenhum motivo plaus√≠vel para que ela fosse dessa maneira nos novos mundos, j√° que eles nunca fundiram, a perpetua√ß√£o dessa regra mata completamente o Jogo sem multi contas, como costum√°vamos conhecer, e acaba com qualquer limite razo√°vel de multi contas que pudesse existir, pq o limite de contas em um mesmo servidor pularia para um n√ļmero humana imposs√≠vel de se sustentar, tipo, 81 contas por mundo.

Claro, a essa altura, é basicamente o mesmo que permitir quantas contas quiser., 1 jogador sozinho tem contas o suficiente para fechar 5 ilhas, e nem precisa ter 2a cidade em nenhuma das contas.

"Mas Gayelll, como solucionar isso?"

Como falei antes, mudança de regras de acordo com o mundo.

Primeiro ponto é: a nova fusão de mundos não vai servir para dar vida aos mundos antigos, e sim para matá-los, pois com uma nova fusão, os mundos antigos terão multi contas ilimitadas e liberadas.

Porém, o segundo ponto é que poderia salvar o jogo, que é: os NOVOS mundos simplesmente NÃO TERÃO PARTILHA DE IP, e com isso, você criaria uma divisão, onde os mundos antigos podem ter quantas multis quiserem, e os novos mundos não vão poder ter nenhuma multi conta.

Dessa forma, você agrada os jogadores que se adaptaram ao estilo de jogo com multi contas, e agrada os que odeiam esse estilo (meu caso).

Para quem estava perguntando a solução, acredito que essa é a melhor possível.

Edit: Esse ajuste não é caro, nem complexo, mas extremamente eficiente quando o assunto é solucionar o problema proposto, gostaria inclusive que uma sugestão fosse feita baseado nisso

Eu concordo com o texto da Leka, e esse é o problema

Se com a nossa discuss√£o estabelecida aqui, temos GOs que PARTICIPARAM dela, e aplicaram puni√ß√Ķes baseadas no que concordamos que √© absurdo, isso significa que o manual n√£o vai mudar nada, como falei, n√£o era esse o problema

Como a Leka bem disse, o GO tem o poder de fazer o jogador de ot√°rio, e eu nunca tive problema com banimento a ponto de ir em ticket, o mais perto disso que peguei foi ofensa leve por circular, mas conhe√ßo muita gente que teve muito problema com respostas de ticket, lembro de uma vez onde a Capt Janeway cismou que uma conta pequena que apareceu no nosso n√ļcleo era do Byron (sendo que quando voc√™ coloniza em in√≠cio de mundo em um lugar distante, os jogadores que criam contas come√ßam a cair l√° tamb√©m)

E ent√£o deixou o Byron banido por multi ilegal

A parte engraçada é que viramos inimigos desses caras que apareceram la, achando que o GO estava favorecendo eles, mas hoje acredito que não estavam, era só incompetência mesmo

Talvez a Bloody-Nine tenha ouvido falar disso pq ela jogou la depois, mas o Caveirinha deve lembrar do Byron e dessa história no Lips

O Byron usou o ticket na época, e foi um completo descaso, onde a Jane afirmava saber que a conta era dele, sendo que realmente não era. o Byron tinha varias contas na época, mas todas com partilha de ip, que ele usava para doação, e ficou por isso com ele banido.

Apesar dos dois epis√≥dios serem no Lips, os outros tickets envolvendo nome de cidade e a treta com o sefuso n√£o eram da Janeway, apenas esse do Byron, por isso no outro post me referi a equipe do Lips como a pior de todas, eram m√ļltiplos GOs fazendo cagada.

O meu ponto é que se mesmo em regras que são bem explicadas, esse tipo de coisa acontece, explicar as outras regras mudaria o que exatamente? o GO pode continuar banindo por querer, e ignorando por poder.

A ideia do Manual pressup√Ķe uma equipe de GOs que bane por motivos errados, mas n√£o, eles banem pelos motivos que eles quiserem, e n√£o s√≥ isso, mas deixam de banir tamb√©m, como esquecer o Kross na Quack puxando 150k generais por pre√ßo minimo, e revendendo pra mesma continha pequena por pre√ßo m√°ximo sem tomar ban nenhum? o Skiron √© outro mundo podre, talvez tanto quanto o Lips.

Eu até aprovo o manual, mas como eu já imaginava, a opinião do Jornaleiro é a mesma que a minha, não vai mudar nada.

puxar um banco? do jeito que est√£o os mods daqui, isso pode entrar como multi conta

[mod='Baionetta']Spam[/mod]

Seria legal um tópico esclarescendo essas coisas. Acho que isso seria uma ação positiva para o jogo e fórum.

Tenho uma d√ļvida: realmente n√£o √© permitido atualmente o uso de nick com letras diferenciadas? Ouvi no passado uma regra acerca de nomes de cidades em outros idiomas por√©m nunca li algo a respseito de nicks ou cidades com letras de formatos diferenciados. Inclusive eu sempre usei antigamente e nunca deu problema... ūü§Ē

só da problema se você for inimigo de alguém que é amigo de GO

o Skiron ta cheio de exemplos sobre isso

Parece que me chamaram...

essa é uma exigência antiga, lembro de pessoas reclamando disso quando a pirataria começou a estourar, pq se vc não fosse amigo dos GOs do seu mundo, seria banido todo ciclo por assaltar contas menores

Eu não entendi a motivação de reabrir essa discussão agora, e acredito que a criação de um manual de regras não vai resolver absolutamente nada relacionado as regras REALMENTE problemáticas, ja que o problema não é a falta de detalhes, o pushing é claro em sua definição, o problema é a existência do pushing, o mesmo vale para caracteres especiais nos nomes das cidades ou nos nicks por exemplo

se é proibido obter vantagens em detrimento de jogadores mais fracos, ser o mais forte te impede de receber qualquer coisa de qualquer jogador, nem faz sentido em 1o lugar

do meu ponto de vista, é um caso semelhante ao modo de férias, existirão problemas relacionados a ele enquanto ele existir, então o melhor é tirá-los, e para defender isso, vou lembrar a motivação pra criação do pushing

o pushing foi criado para que jogadores fortes n√£o fiquem oprimindo jogadores menores, e obrigando eles a entregar recurso/ouro ao jogador grande em troca de n√£o viver bloqueado

ou seja, impedir abuso de poder

e anualmente, existem 0 casos de abuso de poder impedidos pelo pushing, ja que isso nem é um problema em primeiro lugar, se fosse como em Grepólis, onde você pode perder sua cidade, até poderia pensar sobre isso, mas ja que citei ele, nem em Grepolis existe essa palhaçada mesmo podendo perder cidade, então pq essa regra existe em 1o lugar? jogos do mesmo gênero que permitem esse abuso de poder estão melhor com ele, então...né???

n tem que explicar as regras bizarras, tem que remover elas.

mas ja que falaram sobre team, abuso de poder e etc, vou contar uma historinha que eu passei

quando eu jogava no mundo Lips, onde adotei o Becarefull, criei uma aliança chamada Blitzkrieg, e tive que mudar o nome da aliança por apologia ao nazismo (???)

não fez sentido pra mim ja que a Alemanha nazista ter criado a estratégia não significa que qualquer citação a blitzkrieg seja apologia, mas eu mudei o nome pra renascence mesmo assim, e o GO novamente entrou em contato exigindo que eu trocasse dessa vez a tag (que era um raiozinho), porque aparentemente raios fazem apologia ao nazismo, e se eu discordasse, seria banido

mudamos, e depois uma galera da minha aliança foi banida com o GO alegando multi conta dessa vez, e acho que o Sefuso foi banido 2x, uma por causa dos caracteres especiais nos nomes das cidades,e depois esse ban alegando multi conta

eu não lembro se foi com o Calibre, com o Bigfoot, ou com algum outro GO que talvez nem esteja mais aqui, mas o Lips se provou tendo a pior equipe de GOs de todos os mundos, inclusive parei de jogar nele naquela ocasião, apesar de eu não ter tomado nenhum ban la, obviamente algum jogador estava pagando pra perseguir minha ally, pq não era possível tamanha incompetência.

A moral da história é que o jogo esta perdido

O problema é que não importa onde e quando, existem as pessoas boas, e as ruins, e cabe ao líder no local saber filtrar as ruins, seja uma aliança no ikariam, um jogo, uma empresa, ou um país.
    N√£o importa o qu√£o baixa a atitude de alguns jogadores possa ser, os jogadores bons n√£o podem pagar por eles, por isso a responsabilidade continua sendo da empresa, e n√£o dos jogadores.

jogadores burlando regras sempre vai existir, o que quebra o jogo é a empresa dona dele não lidar com isso

A Pekena me avisou hoje do tópico, e vi também a mensagem ingame agora sobre essa discussão

n√£o entendi pq ela foi enviada depois de ter uma enquete criada sobre, mas de qualquer forma, deixarei meus pitacos sobre as atuais regras de guerra aqui:

Estou usando como base para minhas críticas este post, acredito que estas sejam as regras atuais para validação de guerras, so, here we go

√Č basicamente isso que eu tinha para dizer das regras atuais das guerras no f√≥rum, de qualquer forma, parab√©ns a Lilica pelo t√≥pico.

acho que a galera ignorou a parte do "próximos MESES"
    faz 8 dias que o cara postou isso.

engraçado que nem a Lilica ta sabendo disso kkkkkkkkk

esse passarinho deve ser alguém da GameForge mesmo rsrs....

O passarinho não existe, é um palpite lógico

de todos os anos que o erro existe, porque ele foi corrigido AGORA? logo em tempo do n√ļmero de servidores que existem hoje estar t√£o pr√≥ximo do n√ļmero de servidores que existiam quando a 1a fus√£o ocorreu?

Muito bom essa estrategia Gaelll

Gostaria de saber se vc notou alguma diferença na perda de AV's e LC's sem os barcos morteiros

Já fiz o teste -porém só com os AV's- e notei que o uso de barcos morteiros é bem inutil em vista do gasto para produzir os barcos morteiros

Os prints foram criados em uma guerra de verdade no mundo Skiron, não foram apenas RCs de teste kkkkk, então não pude testar algumas coisas que eu gostaria de ter testado (como usar SUBs vs LCs), e também não pude testar a diferença exata que os BMs fazem contra os LCs

mas imagino que eles são mais importantes contra os LCs do que contra os AVs, ja que o principal motivo dos BMs serem fracos contra AV, é a armadura e vida alta que o AV possui

eu ia adorar poder sugerir que fosse aplicado apenas em um servidor especial e todo mundo sair feliz, mas sabendo como um servidor funciona, seria desonestidade da minha parte

Teria que existir um "ikariam 2.0" pra isso, o que talvez n√£o seja ruim, posso sugerir isso

A parte do kross voc√™s podem ignorar, ele pouco se importa com qualquer coisa que eu va dizer ou fazer, o que ele quer √© tentar me provocar, sempre foi assim, com faqs, sugest√Ķes, ou dentro do jogo (onde ele nem clica contra mim)

Deixando essa sugest√£o de lado, eu tenho algumas outras ideias em mentem preciso ir no pc para ver melhor isso

Primeiro de tudo Tony, quanto a dispers√£o, eu havia entendido errado, pensei que a dispers√£o sempre voltasse para a capital, agora que vi que √© apenas em caso de mdf, E esse √© o seu √ļnico ponto

O resto do texto esta todo errado e eu preferia ignorar, mas ja que você quer aprofundar, vamos la: eu discordo completamente de você dizer que um jogador fechar seu arquipélago com 11 contas é correto e que o fim do mdf é injusto por esse cara não ter como dispersar todo mundo que tentar atacar ele por essas multis., só que isso ainda é opinião minha

Mas nos seus outros exemplos, você cita o uso de multi como argumento de força pra dizer que o modo de férias é a defesa de quem não usa multi, sendo que você acabou de falar que é injusto pro cara que usa multi por não poder dispersar todo mundo (???), é injusto pq afeta todo mundo então? nesse caso seria justo, não?

No fim das contas, os dois não teriam as mesmas ferramentas? tanto eu quanto você podemos fazer 10 contas, se você tem tempo e eu não, você invariavelmente vai estar na minha frente, e se você quiser me atacar, eu vou ficar ainda mais para trás independente de existir ou não o modo de férias, afinal, ele impede ataques mas me impede de evoluir da mesma forma

o modo de férias não é um escudo para evolução, é um escudo anti-evolução, ele congela tudo, nenhum desses exemplos fizeram sentido.

Continuando o seu texto, vc diz que eu não considerei os pontos positivos do modo de férias, o que também não faz sentido, eu falei isso em praticamente todos os meus comentários no tópico, incluindo o post 1.

Você diz que meu exemplo da pirataria não faz sentido, e em partes eu concordo que é uma comparação não muito justa pq a pirataria ainda existe, mas você diz que a unica forma de resolver de vez o problema da pirataria é com a extinção dela, o que eu concordo plenamente, quando uma ferramenta é problemática, você deve retirar ela do jogo, é exatamente isso que eu estou dizendo desde o começo.

E pra finalizar. isso pode ser por voc√™ n√£o entender de inform√°tica, mas remover o modo de f√©rias precisa necessariamente de uma nova vers√£o do ikariam (ou seja, √© uma atualiza√ß√£o), e √© invi√°vel manter duas vers√Ķes de um mesmo jogo rodando no servidor da gameforge isso porque cada mundo do ikariam n√£o √© um servidor pr√≥prio, todos os mundos rodam em um mesmo servidor (que √© um mainframe), por isso quando existe atualiza√ß√£o ou manuten√ß√£o no ikariam, todos os mundos caem, est√£o todos no mesmo servidor.

rodar outra versão do Ikariam, requer um novo servidor, o que requer uma nova página do ikariam, para ser direcionado a outro banco de dados do novo servidor, o que requer um novo mainframe, que em outras palavras, custa algo entre 150.000 a 4.000.000 em Euro, dependendo da potência do Mainframe, sinceramente eu não tenho noção do quão pesado o Ikariam é para um Mainframe pq eu não sei se todas as comunidades rodam em um mesmo servidor, mas eu acredito que não, o que por outro lado, indica que a empresa teria de comprar varios Mainframes para fazer isso, ou comprar um MainFrame extremamente caro e juntar as comunidades nessa outra versão, o que não deixa de ser absurdo.

Seu unico ponto realmente foi a parte que eu entendi errado da dispers√£o.

Como Jornaleiro bem disse, sugest√Ķes complexas que resolvem parte do problema j√° foram dadas e ignoradas com sucesso pela empresa

a Gameforge opta pelas op√ß√Ķes simples ou lucrativas, e eu prefiro que o modo de f√©rias seja removido do que se mantenha o caos que √© hoje

e pelos votos, 58% das pessoas que viram a sugest√£o concordaram comigo, se considerar o Jornaleiro que deu sua opini√£o aqui agora, 62%
    , não há mais o que ser discutido, eu sugeri exatamente isso, em nenhum momento mudei nada, e as pessoas votaram sim, é simples.

pode apont√°-los e at√© propor solu√ß√Ķes para eles.

Lamento informar, debato o assunto a anos com outros jogadores (tipo, desde 2015-2016), essa sugest√£o foi feita pois todos chegamos no consenso de que essa seria a unica forma de realmente acabar com os exploits que eu citei, ao inv√©s de reduzir sua quantidade, afunilar as trapa√ßas ou prejudicar outras mec√Ęnicas mais importantes que o modo de f√©rias, como √© o caso da dispers√£o retornar para a capital, que quase inutiliza as cidades m√≥veis (e deixa o colosso ainda mais poderoso), al√©m de ainda poder voltar para casa se dispersando, claro, isso somado ao custo de ouro enquanto em modo de ferias (que √© uma excelente sugest√£o para mais de um problema) resolve o exploit dos bancos e resolve esse, mas o custo n√£o foi maior que o do meu, para uma efetividade menor?

Como resolver esse exploit sem deixar brechas e sem tirar o modo de férias? em 11 anos que eu conheço o Ikariam, eu digo: eu não vejo como, por isso, sugiro a remoção dessa ferramenta.

Mas gostaria de corrigir um outro ponto: eu não vejo como a minha sugestão é INJUSTA, eu removo uma ferramenta para todos, como isso é injusto? pq uns estão acostumados a ela, tirar a ferramenta se torna injustiça? se sim, a pirataria não poderia ter sido nerfada?

se concordar com esse ponto, a√≠ n√≥s temos uma discord√Ęncia moral, e n√£o h√° nada que possa ser discutido sobre.

Pra mim é simples, se uma ferramenta implementada quebra o jogo, e ela não pode ser consertada de modo que seus problemas sejam resolvidos, ela deve ser removida. Acredito que você concorda comigo nesse ponto, é o que aconteceu com os "piratas", os jogadores que bancavam tudo pela pirataria, como eles quebravam o jogo, eles foram removidos pelo debuff da premiação e era o certo a ser feito. o jogo melhorou, não? Apesar da pirataria propriamente não ter sido removida, o meta foi completamente destruido, e assim como eu conheço gente que parou por causa disso, conheço mais gente que voltou a jogar pelo mesmo motivo. com a remoção do modo de férias não seria diferente

Mas, eu novamento peço para você recriar a sugestão do custo de ouro enquanto em modo de férias, que resolve... um problema e meio, digamos assim, sem tirar nada do jogo

ja a parte das unidades dispersas voltarem para a capital, é uma má ideia. você acaba com uma ferramenta mais importante que o mdf (na minha opinião) e não resolve completamente o exploit que ele tentou resolver, além de buffar o colosso

talvez se as unidades voltassem da dispersão na sua cidade mais próxima? acho que essa é uma boa ideia

ja os outros pontos, lamento dizer que n√£o da pra resolver todos

Recomendo que aqueles que questionam a vota√ß√£o(sim, voc√™ mesmo, Curupira), parem pra ver o f√≥rum a sua volta, 12 votos em uma sugest√£o delicada (eu sempre soube que seria) √© MUITO, quantos entram no forum br para avaliar sugest√Ķes? a culpa n√£o √© de ningu√©m al√©m da pr√≥pria comunidade, se existem centenas de jogadores e as sugest√Ķes recebem 8, 12 votos, sinal de que centenas de jogadores "se importam tanto" que nem procuram sugerir ou opinar sobre o jogo. o bot√£o do f√≥rum continua dispon√≠vel para todos.

Curupira , sua sugestão sobre o mercado negro teve 2 votos a menos, e você pressionou a team para a aprovação, matematicamente falando, você representava a opinião de uma parcela menor da comunidade do que eu, mesmo que tivesse mais votos a favor.

E se parasse para ler a pr√≥pria sugest√£o, teria visto que ela n√£o foi analisada por ningu√©m da equipe, e sim enviada para a Coma, isso pq a equipe n√£o analisa sugest√Ķes a MUITO tempo (at√© pq, n√£o fazia sentido nenhum), e quem esta aqui a alguns anos sabe o qu√£o longe eu j√° fui para tentar mudar algumas coisas dentro da team, incluindo mudar a antiga Community Manager.

Segue mensagem da sugestão do próprio Curupira, que foi aprovada por unanimidade com seus 10 votos:

A sugest√£o foi aprovada pela comunidade e como de costume encaminha para a representante da GF na comunidade.

Quanto a sugestão do Tony, como falei, esse procedimento não mais existe, e eu não só recomendo que você refaça essa sugestão, como eu aprovaria a mesma na sua totalidade.

A Gameforge provavelmente n√£o avalia as sugest√Ķes apenas individualmente, s√£o dezenas de comunidades sugerindo dezenas de coisas, ela provavelmente avalia os assuntos antes.

Se varias sugest√Ķes sobre o modo de f√©rias forem aprovadas, ela deve olhar mais para isso, por√©m, a birra com a aprova√ß√£o da minha 3 ANOS depois da sua, apenas enfraquece nosso ponto, que √© mudar a forma que o modo de f√©rias funciona.

At√© o momento, voc√™s falaram o √≥bvio, a sugest√£o tem pontos negativos, e desde o post 1 eu n√£o s√≥ deixei isso bem claro, mas apontei quais seriam eles e o pq isso n√£o a invalida como um todo, ou seja, o debate n√£o foi muito agregado, exceto a discuss√£o sobre par√Ęmetros que seriam modificados com a sua implementa√ß√£o, como tempo limite de inatividade. mas nenhum ponto negativo novo foi apontado.

Mas eu gosto da ideia de sugerir alternativas quando discordar de algo, e então, deixo a indagação.

Qual a solução de vocês para os 5 exploits? se tiverem, eu peço que por favor criem uma sugestão, e eu a aprovarei.

O Tony eu compreendo, mas até o momento, isso me pareceu pura birra da sua parte por discordar da sugestão Curupira, sua sugestão por exemplo, mal resolve 1 dos 5 exploits, visto que apenas afunila a trapaça, mas não coloca um fim na prática.

Você pode discordar, votar contra, e mesmo chamar amigos para fazerem o mesmo.

Mas questionar a validade da vota√ß√£o pelo n√ļmero de votos quando as suas aprovadas tem menos ainda? me parece um pouco absurdo.

mod, a ideia inicial foi concluida, pode fechar o topico

Novos convites para o mesmo mix ainda serão feitos, mas o mix seguirá rolando até la