Pirataria



  • Piarataria


    As principais características da pirataria são:

    Captura;

    Ataques a Fortalezas de outros jogadores;

    Conversão de Pontos;

    Classificação/Ranking de Pontos;

    Recompensas baseadas no ranking.

    Neste manual, veremos estas caraterísticas, bem como seu desenvolvimento.

    Lilica.png?1497322166


    “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.”John Jantsch

  • Requisito - Pesquisa



    Descrição Uma bandeira pirata ameaçadora sobrevoa sobre a Fortaleza dos Piratas de sua cidade. O pirata que acumular o maior saque durante uma captura pode garantir recompensas grandiosas. Para que os seus pontos de captura não sejam roubados de você até o dia do cálculo da posição, você deve reforçar a sua tripulação.
    Pesquisa necessária: Convés de Armas (Navegação Marítima)
    Custos: 18
    Função: Construção de Fortalezas de Piratas, Capturas, Assaltos, participação na Tabela de Classificação de Pontos de Captura
    Recursos para expansão: Madeira e Mármore

    Lilica.png?1497322166


    “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.”John Jantsch

  • capturePoints.png

    Captura de Pontos




    A coleta de pontos de captura serve para aumentar a sua posição na Classificação e consequentemente conseguir o bônus no final do período de avaliação. Você também pode converter os pontos de captura, aumentando assim a força da tripulação. Ambas funções serão vistas mais a frente neste manual.


    Ao atingir 7.000 pontos de captura, você receberá um valor fixo de 1.400 em Bônus Força da Tripulação.

    Há duas forma de adquirir pontos de Captura, através de capturas e de assaltos a cidades de jogadores que possuam a Fortaleza Pirata.

    As cidades que possuem Fortaleza Pirata são identificadas com a seguinte bandeira pirata:


    Veja abaixo, detalhadamente essas duas formas de adquirir pontos.




    Captura



    As corridas de captura só podem ser realizadas diretamente da Fortaleza de Captura. A cada captura, ganha-se ouro icon_gold.png e pontos de capturacapturePoints.png .


    Há 9 tipos de capturas. Após construir a Fortaleza Pirata, a 1ª captura será desbloqueada. As capturas seguintes (2ª a 9ª) só serão desbloqueadas após evoluções do edifício, uma captura nova a cada dois níveis evoluídos. Cada captura tem seu valor de pontos de captura e ouro variados, ou seja, dependendo da corrida que escolher, terá mais ou menos pontos e ouro.


    Só é possível realizar uma corrida por vez, independente do número de Fortalezas que possua. As capturas podem ser canceladas, e durante o tempo em que estiver realizando uma captura não poderá fazer um assalto a cidade de um jogador.





    Realizando uma captura



    Para realizar uma das capturas, vá ao edifício Fortaleza Pirata e na lista de captura disponíveis escolha a que desejar e clique em "Capturar".


    captura.png


    Após o término da captura, você será notificado por meio do Prefeito e poderá realizar uma nova captura ou ataque a cidade de jogadores.


    Lembre-se que:

    Ações como Milagres e Forma de Governo não afetam essa característica.

    Lilica.png?1497322166


    “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.”John Jantsch

  • Assaltos






    Para poder conduzir ataques a Fortalezas de outros jogadores é necessário primeiro possuir uma Fortaleza Pirata. A partir do momento em que a construir poderá realizar assaltos e também estará passível de ser atacado por outros jogadores.

    Os ataques tem um prazo de duração de viagem, este tempo gasto é apresentado no Conselheiro Militar. O resultado do ataque é determinado automaticamente. Você e seu oponente recebem um bônus distinto de -10% a +10% em sua força tripulação. Logo em seguida os pontos de força tripulação de ambos os jogadores serão comparados e o vencedor é determinado. Se o ataque for bem sucedido você receberá todos os pontos de captura do outro jogador de imediato.

    Os ataques só podem ser realizados em cidades que estão nas faixas ao redor de sua ilha. A cada nível expandido da Fortaleza, é expandido +1 de alcance para os Assaltos. Todas as ilhas que estejam dentro das faixas de alcance para assaltos receberão uma bandeira preta. As cidades ativas que possuírem uma Fortaleza Pirata serão marcadas com uma bandeira pirata no canto inferior direito, como mostram as imagens:






    Conduzindo um Assalto




    Escolha um alvo que deseja atacar e clique sobre a cidade dele. No painel de informações do jogador, junto com as ações possíveis, aparecerá a opção "Assalto".






    Escolha a opção 'Assalto' e aparecerá a seguinte tela:




    E então para prosseguir com o ataque, basta clicar na seta verde.



    Observações:

    • Você pode atacar todos os jogadores, isto incluí membros: de sua aliança, que você possua TC assinado, da lista amigos, protegidos com Proteção Divina e em modo férias;


    • Enquanto você estiver realizando um 'Assalto', a sua Força Tripulação continua a defender suas Fortalezas.


    Notas:

    • O custo para realizar o ataque, sempre será de 600 moedas de ouro, independente da distância e/ou número de Força Tripulação;


    • Diferentemente das capturas, assaltos não podem ser cancelados;


    • O Conselheiro Militar de quem sofre o assalto é ativado (tornando-se vermelho);


    • Não é possível visualizar a Força Tripulação do jogador adversário;


    • Unidades de Força Tripulação não morrem. Caso perca um assalto, todas as suas unidades retornarão normalmente para sua cidade, só não trarão os Pontos de Captura do outro jogador;


    • Assaltos não geram Relatório de Combate. É informado no Prefeito se você ganhou ou perdeu;


    • O jogador que perder um Assalto, perderá todos os Pontos de Captura que adquiriu;


    • Diferentemente das Captura, em Assaltos o Milagre de Poseidon acelera o tempo da viagem.



    Lilica.png?1497322166


    “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.”John Jantsch

  • Força Tripulação (Básica, convertida e bônus)





    Existem "três tipos" de Força Tripulação:

    • A Força Tripulação básica, que é a adquirida através da evolução das Fortaleza Pirata. Após evoluir qualquer nível do edifício Fortaleza Pirata, você receberá +2 dela, essa Força Tripulação não é zerada após tempo de avaliação (veremos mais a frente sobre avaliação), a única forma dela cair é demolindo o edifício;



    • O segundo tipo de Força Tripulação é adquirida através da conversão de Pontos de Captura. Logo abaixo poderá conferir mais sobre a conversão;



    • E o terceiro tipo de Força Tripulação é a adquirida como bônus, como vimos anteriormente, ao atingir 7.000 Pontos de Captura, receberá 1.400 de Força Tripulação. Este valor em bônus é fixo, independente se tiver mais de 7.000 pontos e pode ser visualizado dentro do edifício Fortaleza Pirata, acima da Classificação dos jogadores. O bônus quando adquirido é representado pela seguinte imagem:






    2ijp1ud.png




    Ao demolir a última Fortaleza Pirata, você irá perder toda a Força Tripulação adquirida.





    Conversão de Pontos de Captura em Força Tripulação



    Veremos agora a conversão de Pontos de Captura em Força Tripulação, que serve para você se defender facilmente e também invadir com uma maior probabilidade de sucesso as Fortalezas inimigas. A conversão pontos de captura em Força Tripulação, exige sempre, independentemente do número de pontos, uma certa quantidade de tempo. A conversão é dada através da seguinte fórmula:




    9pooya.png




    O tempo é dado em minutos.




    Exemplo: 156 + ( 7 * 250 )/60 = 31,766... minutos = 31min e 46s


    Cada 10 pontos de captura converte em 1 de Força Tripulação. Além disso, diferentemente do recrutamento de tropas/frotas, a conversão não utiliza cidadãos ou se quer ouro.





    Realizando Conversão




    Vá no edifício Fortaleza Pirata e depois clique aba 'Força da Tripulação'..




    j7vw4m.png




    E então basta selecionar a quantidade que deseja recrutar e aguardar o término.




    Classificação de Pontos de Captura




    Quanto mais Pontos de Captura você tiver maior será a sua posição no ranking de Classificação de Pontos. Este ranking está localizado dentro do edifício Fortaleza Pirata e também na lista de pontuações.

    Durante o período de avaliação este ranking é atualizado somente uma vez por dia, as 18h (horário do servidor), no último dia do período de avaliação, o rank é atualizada a cada 30 minutos. No último dia do período de avaliação, os 50 jogadores do ranking com maior número de Pontos de Captura receberão recompensas generosas.





    2d26ryc.png

    Imagem da Classificação dos Pontos de Captura



    Observação:



    • O tempo restante de avaliação pode ser visto na no rank, ao lado do número de Pontos de Captura/Força Tripulação.



    • A classificação de pontos mostra a sua posição mais as 4 próximas posições de jogadores que possuem pontos (jogadores na sua frente no ranking) e de 5 jogadores que possuem menos pontos que você..







    A recompensa da Classificação dos Pontos de Captura é uma quantidade de todos os recursos (Madeira, vinho, mármore, enxofre e cristal), em todas as suas cidades. Essa determinada quantidade varia de acordo com a posição no ranking e o valor de recursos protegidos de uma CM.

    Ex: "x" * Quantidade segura em cada cidade (Armazéns + Câmara Municipal).



    O multiplicador de recompensa (x), depende da posição que você ocupar no rank, abaixo há uma tabela apresentando o valor de "X" em cada posição.



    Tabela de posições e multiplicador









    Exemplo: Ao final do período de avaliação, você ocupa o 2º lugar no rank, o multiplicador de quem ocupa esta posição é 2,5. Você possui 8 cidades com armazém nível 30. Com estas informações veremos quanto de recurso você irá ganhar.


    Cada armazém oferece uma proteção de 480, e a Câmara Municipal oferece 100.


    480 * 30 + 100 = 14.500


    Logo 14.500 é o nosso valor protegido naquela cidade, para sabermos quanto iremos ganhar basta multiplicarmos este valor por 12,5. (Lembre-se que 2,5, é porque no exemplo o jogador está ocupando o 2º lugar).


    14.500 * 2,5 = 36.250


    Nesta cidade você receberá 36.250 de cada recurso.


    Observações:

    [/align]


    • O valor em recurso recebido é por Cidade. Logo, quanto maior o nível do(s) armazém(ns), maior será o bônus. As cidades que não tiverem capacidade de armazenamento para os bônus em recursos, os mesmos serão perdidos;



    • Funções como 'Cadeado' e Milagre de Atena, cujas funções são aumentar a proteção de recursos, não terão efeitos sobre o multiplicador;



    • Cidades que possuam somente o edifício Depósito, terão como base de cálculo para a proteção somente a taxa de proteção da CM, que é 100;



    • Ao final do período de avaliação e entrega dos bônus em recurso, a sua Força Tripulação* e também os Pontos de Capturas serão zerados e a busca recomeçará.



    Força Tripulação*: Toda Força Tripulação será zerada, exceto a básica, que como vimos anteriormente é que adquirimos ao evoluir o edifício.

    Lilica.png?1497322166


    “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.”John Jantsch

  • Créditos:

    • Manual desenvolvido por Fattori, em dezembro de 2012;
    • Atualizado por Fattori em junho de 2013.
    • Atualizado por Ghost Man em Abril de 2018.
    • Publicado originalmente em 01.03.2018


    Agradecimentos à:

    • Danny -V- e PsyL, jogadoras do server Iota, por contribuições em testes realizados;
    • JM Pessanha®, usuário do fórum, por informações adicionais.


    Fontes de Consulta:


    Equipe de FAQs.

    Lilica.png?1497322166


    “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.”John Jantsch