Criação de um Manual de Regras [157]

  • Você aprova a sugestão para criação de um Manual de Regras do Jogo? 39

    1. Sim (37) 95%
    2. Não (2) 5%

    Bom dia/tarde/noite a todos.


    Gostaria de expor um grande problema que imagino que assim como eu, muitos tiveram, estão tendo e ainda terão. Não quero apenas expor o problema, quero também dar uma sugestão (solução) para o mesmo.


    Imagino que todos que frequentem o fórum já conheçam ou saibam sobre as regras do jogo, sobre o que leva a um banimento e o que não leva, APESAR dessas regras se encontrarem dentro do fórum, e não no jogo. Começamos o primeiro problema ai, jogador nenhum é obrigado a ir até o fórum para poder ler regras que são aplicadas dentro do jogo, afinal o fórum é apenas um complemento, mas não o jogo em si. Antes que falem que podem ser encontradas dentro do jogo, eu não encontrei aonde poderiam estar essas ditas regras (falarei mais sobre isso ao longo do texto), não todas pelo menos, as únicas coisas que achei no nosso tão famoso (que ninguém lê) Termos e Condições de Utilização Padrão, ou para os íntimos T&C, foram sobre as infrações:


    Multi contas (Regra n° 1)

    QCX2gdf.png


    Partilha de contas (Regra n° 2)

    8pkknkW.png


    Pushing (Regra n° 3)

    ??????


    Bugusing (Regra n° 4)

    ??????


    Scripting e bot (Regra n° 5)

    wXfNtR9.png


    Ameaça a vida real (Regra n° 6)

    ??????


    Insultos/linguagem imprópria (Regra n° 7)

    3z0q3aI.png


    Língua (Regra n° 8 )

    ??????


    Mediante isso eu gostaria de colocar a minha primeira sugestão. As regras devem ser colocadas dentro do jogo e não apenas no fórum, afinal não tem nada no T&C do jogo que diga que somos obrigados a frequentar o fórum, entretanto toda punição deve primeiramente ser informada sobre as regras para após isso ocorrer a punição (se houve). O grande problema é que qualquer jogador que não possua conta no fórum pode sim alegar que não sabia das regras, pelo menos as regras que não constam dentro do T&C.


    O segundo problema que quero colocar em pauta é sobre a falta de detalhamento nas regras. "Ah mas as regras estão lá, é só ler e interpretar", verdade, as regras estão lá sim, entretanto a parte do "ler e interpretar" que justamente está sendo o grande problema ainda mais quando há falhas na falta de detalhamento sobre o que abrange cada regra. Vou dar alguns exemplos para ficar mais fácil, lembrando que não estou falando sobre nenhum banimento em específico (não quero que fechem meu tópico), e sim sobre situações que observei ao longo de todo esse tempo, quero acrescentar também que não estou querendo saber como que foi realizado a "vistoria" para chegar ao banimento, o que eu quero é que informem melhor sobre o que leva ou não leva ao banimento.


    • A regra de pushing é descrita de forma muito simples e com ela acabam tendo diversas interpretações, tanto dos jogadores quanto dos operadores de game (GO), e é ai que está o grande problema, a regra deveria ser detalhada sobre o que leva ou não ao banimento. A regra diz:


    "Não é permitido obter vantagens em detrimento de jogadores mais fracos. Um jogador é considerado mais fraco se sua pontuação total for inferior à do acusado."


    As trocas de recursos é algo permitido dentro do jogo, entretanto um jogador novo ou que não frequente o fórum não irá saber sobre esse tipo de coisa, e isso é um erro que deve ser corrigido. As trocas de recursos, a compra de generais no mercado negro, a compra de recursos no mercado, roubo de pontos de pirataria, tudo isso eu já vi pessoas levando ban por esses motivos, entretanto em local nenhum se explica com detalhes o que disso ai pode dar banimento. Já escutei frases de GO dizendo "não podemos dizer como fizemos para descobrir pois isso vai contra o contrato que assinamos", e eu entendo e respeito, mas dizer para os jogadores que se ele vender a máximo no mercado ou mercado negro e uma conta menor comprar pode, e muitas vezes leva a um banimento não é contra o que a GF cobra. Lembrando que não estou cobrando isso dos GO's em específico, estou cobrando de todos que são responsáveis por informar e divulgar as regras do jogo.


    O melhor exemplo nesse caso a se dar é a troca de recursos, onde no jogo podemos encontrar a explicação que diz que dois jogadores podem realizar a troca de recursos dentro do prazo de 48 horas? E que se um jogador de pontuação menor enviar recursos para um jogador de pontuação maior e ele não conseguir enviar dentro desse prazo estipulado, levará ban. Nós que somos mais antigos no jogo sabemos por experiência de jogo, devido aos banimentos e por conversas, entretanto alguém que crie a conta recentemente e não conversa muito com pessoas mais antigas não terá como saber disso, só irá descobrir após levar o banimento.


    Outro exemplo é que o jogo permite que uma pessoa aumente de pontuação geral de forma absurda, uma vez que a pontuação é composta por "Cidadãos + Pontos de Alvenaria + Pontos de pesquisas + Pontos de Generais", acho que todos concordamos que a melhor forma e a mais rápida para se aumentar a sua pontuação é através dos generais, e isso é algo completamente legal uma vez que a GF implementou o mercado negro. Mas já vi banimento em que uma pessoa envia recursos para uma conta menor que a sua (não se enquadra em pushing), entretanto essa conta aumentou sua pontuação devido a compra de generais por quaisquer que seja o motivo (geralmente acontece muito quando a ally/pessoa está em guerra/ofensiva) e acabou ficando com uma pontuação maior que o outro após a doação dos recursos mas dentro do prazo de 48h. A questão aqui é onde está escrito nas regras que nós jogadores somos responsáveis pelo aumento ou diminuição de outro jogador? Ai vem o problema da interpretação que havia mencionado, em minha interpretação, eu, Leka-chan, entendo que o momento que vale é o da troca/doação de recursos e mesmo que uma pessoa aumente ou diminua a sua pontuação após isso ocorrer, ainda que dentro do prazo de 48h não deveria ser considerado pushing, uma vez que um player não tem controle sobre a pontuação de outro player.

    • A regra sobre o uso de caracteres especiais dentro do jogo em nick e nome de cidade é outra que podemos usar como exemplo, não encontrei nada dentro das regras e nem dentro do T&C que possa ser usado como argumento para essa proibição, entretanto a mesma regra não é aplicada de forma igual, uma vez que em alguns mundos os jogadores recebem advertências e até o bloqueio da conta se não retirarem o caractere especial, enquanto em outros mundos se faz diversas denuncias e nada acontece.

    Isso tudo foi alguns exemplos de como as nossas regras estão precisando de uma melhoria, não em reformular elas mas sim em explicar sobre como elas funcionam e são aplicadas, em informar para nós jogadores e consumidores da GF (consumidores sim, uma vez que chegamos a gastar absurdos com ambrosias) que se fizermos determinada coisa levará ao banimento, e não que possamos descobrir isso somente após levar ao ban, sem nem entender o motivo uma vez que não está especificado nada e as regras como são ditas são todas muito vagas.


    Cheguei a conversar com algumas pessoas para me informar detalhadamente com quem entende sobre onde eu poderia encontrar essas regras dentro do jogo (o que deveria realmente acontecer), e existe sim uma parte do jogo que se encontram essas regras, mas existe um problema com ele, simplesmente não abre as regras.


    Nessa imagem abaixo é a parte onde existe as ditas regras, mas ao clicar nelas...


    AAwRJlL.png


    Simplesmente somos redirecionados para dentro do lobby novamente:


    Wa5RsM2.png


    Então gostaria de sugerir a todos da Equipe da GF que poderiam (imagino eu) realizar essa tarefa. Operadores de Jogo (GO's): Bigfoot343  O Impostor.. jvsfreire  |SPARTACUS|  The Gladiators  Maktu , aos Super Operador de Jogo (SGO's): Ghost Man  Krueger  Koakuma  SC_ , as nossas Administradoras do Jogo (GA's): SHAM e _Criss_ , a nossa Líder de Equipe (TM): Lilica , e a nossa CoMa: Pinky , façam uma confecção de um manual das regras. O que seria isso? Seria todas as regras que podem levar um jogador ao bloqueio de sua conta e expliquem regra por regra, as coisas dentro dessas regras que se eles fizerem podem sim levar ao ban. Sei que existe isso em outros países, mas precisamos de um desse para a nossa comunidade BR. Imagino que com essas explicações mais detalhadas vamos conseguir evitar de fazer coisas que podem levar ao banimento e também diminuiremos o número de ban's que consideramos injustos por justamente não estar bem explicado nas regras.


    Podemos usar como exemplo o da comunidade EN, na qual tem esse manual de regras (só que está em inglês): Game Rule Clarification Guide


    Sei que ficou meio longo, mas é de suma importância essa pauta que deveria ter sido trazida a muito tempo já, afinal de contas é algo que envolve todos os players do Ikariam BR uma vez que estamos sujeitos as mesmas regras. Peço encarecidamente que todos que quiserem contribuir com informações, argumentos ou algo mais, faça de forma coerente e sem se exaltarem, precisamos que esse tópico chegue a um nível de repercussão alta e não que ele seja fechado.


    Lembrando que não podemos comentar sobre banimentos na qual tomamos e nem podemos acusar sem provas, então por favor, se atentem a foco do tópico que é reivindicar um manual com melhores explicações sobre as nossas regras do jogo e a implementação das regras dentro do jogo, e não apenas no fórum.


    Espero que a discussão ocorra de forma saudável e proveitosa. Obrigada a todos por sua atenção até aqui.

  • Só tenho que dar os parabéns a iniciativa.


    Mais que necessário a clarificação das regras, a comunidade precisa disso.


    Espero que a comunidade participe da discussão e que a Equipe possa auxiliar a melhorar/ajudar no entendimento das regras (que não são claras).


      smiley-happy096.gif  

    "Eu nunca vejo o que já foi feito. Eu vejo somente o que ainda falta para ser feito ..." - Marie Curie

  • Li o tópico, mas não sou bom bom as palavras, mas se a professora disse eu assino embaixo


    Acrescento sobre a Regra do PUSHING, pois onde jogo os caras estão usando contas menores e colocando 150k/200k de generais e indo atacar jogadores com contas altas, todos os dias eles fazem reposição de ouro e generais perdidos, mas como suas contas são pequenas a regra de pushing não vale pra eles, com isso os que estão constante sob ataques não podem fazer muito pois a produção própria é lenta, desfalcada maioria das vezes e a compra de generais está fora de questão no servidor onde eu jogo, lá quem opera não está perdoando ninguém;


    Se for pra usar a interpretação aí, a conta menor está usando uma falha na regra pra NUNCA ser banido prejudicando os de conta maiores.


    Antes que eu me esqueçam SUGESTÃO APROVADA!


    DarK Loves Leka S2

    czQgqL0qBnX6WxDr.gif

  • Só pra complementar, mesmo jogadores q não gastem com ambrosias tbm são considerados consumidores por gerar de forma indireta lucro para a empresa.

    Adorei a iniciativa, tomara q esse tópico vá pra frente, pois acredito q o maior problema são as regras q dependem da interpretação, pois interpretação é algo subjetivo e individual, um melhor esclarecimento sobre tal ajudaria muito aos jogadores não quebrarem as regras. Isso ajudaria tanto à manter a atual base de jogadores animados, quanto a jogar dentro das regras.

    Deixo aqui meu up 😁

    • A regra de pushing é descrita de forma muito simples e com ela acabam tendo diversas interpretações, tanto dos jogadores quanto dos operadores de game (GO), e é ai que está o grande problema, a regra deveria ser detalhada sobre o que leva ou não ao banimento. A regra diz:


    "Não é permitido obter vantagens em detrimento de jogadores mais fracos. Um jogador é considerado mais fraco se sua pontuação total for inferior à do acusado."


    As trocas de recursos é algo permitido dentro do jogo, entretanto um jogador novo ou que não frequente o fórum não irá saber sobre esse tipo de coisa, e isso é um erro que deve ser corrigido. As trocas de recursos, a compra de generais no mercado negro, a compra de recursos no mercado, roubo de pontos de pirataria, tudo isso eu já vi pessoas levando ban por esses motivos, entretanto em local nenhum se explica com detalhes o que disso ai pode dar banimento. Já escutei frases de GO dizendo "não podemos dizer como fizemos para descobrir pois isso vai contra o contrato que assinamos", e eu entendo e respeito, mas dizer para os jogadores que se ele vender a máximo no mercado ou mercado negro e uma conta menor comprar pode, e muitas vezes leva a um banimento não é contra o que a GF cobra. Lembrando que não estou cobrando isso dos GO's em específico, estou cobrando de todos que são responsáveis por informar e divulgar as regras do jogo.


    Parabéns Leka-chan pela iniciativa, mostrou que sabe fazer algo, já que jogar e upar a conta tu não sabe, brincadeiras a parte.


    As regras não são explicitas e são muito subjetivas, e com isto gostaria de trazer duas situações:


    1. O pushing diz que não se pode obter vantagem de jogadores mais fracos. Logo, eu sendo top 1, não poderia fazer nenhum roubo ou assalto na pirataria, já que estou causando prejuízo a um jogador mais fraco (mesmo que ele seja o top 2). Vejo que ocorrem banimentos deste tipo, mas depende da situação de jogo. Mas se levarmos a regra ao pé da letra, top 1 não poderia fazer movimentações militares com este intuito pois estaria obtendo "vantagem".
    2. Me contaram de uma situação onde um jogador teve suas mult-contas banidas (com razão), só que houve um grande problema nestes banimentos, que foi um jogador normal acabar sendo banido por que o mult-contas o atacava, e assim associar que esta conta fazia parte das mult.


    Estes dois exemplos acho que mostram o quanto abre para margem de interpretação. No primeiro caso o top 1 deveria ser banido após realizar qualquer assaltou ou roubo. Já no segundo, resultou num banimento totalmente equivocado. Acho que devido a estas e outras situações, estas regras devem ser revisadas para que fique de forma clara para todos os jogadores e a equipe.

  • Parabéns Leka-chan pela iniciativa. (Pôs a cuca pra funcionar heim kkk :love:)


    Estávamos justamente discutindo recentemente sobre como a interpretação é diferente de uma pessoa para outra. E esse esclarecimento geraria uma segurança muito maior até para os jogadores que tem um receio de gastarem com o jogo... visto q podem tomar um BAN a qualquer momento por terem feito algo que em sua visão seria junto às regras, porem na visão de um de um GOs (ou superior), a mesma ação seria "ilegal".


    Up para o post e espero q seja analisado com muita atenção pela equipe. ;)

    5Pha1Bw.gif

  • Parabéns Leka-chan pela paciência para expor muitas coisas que todos nós sabemos que acontecem, coisas que são totalmente sem nexo e no final de tudo só recebemos um “foi analisado e vai ser assim”, ué foi analisado por quem? onde está na regra isso?

    Perguntas que deveriam receber respostas e não um simples “é isso e já era”, mas nós como clientes da GF, atualmente temos que aceitar calado e tentar imaginar o que se passa na cabeça da pessoa que toma tau atitude, porque ela “quis e pronto”. O mínimo que devia ser feito é estar explícito nas regras.

    PERIGO_3.png?1629340273

  • Acho que a água bateu no bumbum de alguém.:D:D:D:D


    Enquanto jogadores de outras Alys erm banidos só via zoação e desprezo por parte dos patinhos SEM PERIGO. Mas agora, as regras é que são o problema?


    Vou contar uma novidade para os desinformados, fim do ano passado tivemos vários debates com a Team sobre as regras, inclusive com a COMA. O que rendeu uma lista de perguntas que a COMA respondeu. Incluindo nela a interpretação da regra Pushing.


    Engraçado que tem vermelhinho na Aly e mesmo assim não sabem como jogar ou como as regras funcionam.


    Deixo a questão, assim que o GO do server mudou, os banimentos ocorreram: será que o novo GO é novato e malvado ou o antigo que era conivente com toda essas irregularidades?


    De novo, deixo aqui minha risada e o choro é livre.:D:D:D:D


    PS: vai ser engraçado se agora a Team fizer algo a respeito, diferente das respostas prontas que sempre tivemos.

    sign-2.png

    No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.

  • PS: vai ser engraçado se agora a Team fizer algo a respeito, diferente das respostas prontas que sempre tivemos

    Tambem vou aguardar as respostas da Team para me pronunciar!

    Vou contar uma novidade para os desinformados, fim do ano passado tivemos vários debates com a Team sobre as regras, inclusive com a COMA. O que rendeu uma lista de perguntas que a COMA respondeu. Incluindo nela a interpretação da regra Pushing.

    Vou procurar o link ,foi um debate interessante...


  • Saudações

    De fato o texto foi interessante, hoje estou farmando umas contas de um jogador da QUACK, não sei se são multis legais porém posso ser banido por isso.

    Entenderam a situação ?
    O jogo está deixando de ser de guerra, a arrogância dos operadores ao tratar nossos tickets passam dos limites, em especial o Bigfoot343 , não esqueça que seu teto é de vidro, o servidor que joga é o mais corrupto do MUNDO, saber das coisas e se omitir é errado.

    Enfim, a leka é uma adversária, quando são assuntos referente a comunidade creio que os jogadores deveriam se unir em prol da melhoria pois muitos da team só querem cupom sem ter trabalho.

  • Texto muito interessante, talvez seja a hora de parar de polarizar o jogo e nos atentarmos mais a oque está escrito do que quem o escreveu. Está na hora de termos um pingo de senso de comunidade, para tornar o ikariam um jogo menos tóxico


    Aguardo os desdobramentos

  • Podemos usar como exemplo o da comunidade EN, na qual tem esse manual de regras (só que está em inglês): Game Rule Clarification Guide

    Esse manual é deveras explicativo e deixa a maioria das regras bastante claras para que os jogadores da comunidade em questão se sintam seguros com as ações praticadas no jogo.


    O que temos que levar em conta é que cada comunidade tem regras diferentes, conforme explicitado nas regras do jogo ou T&Cs (não lembro em qual dos dois, mas tenho certeza que existe um tópico com este ponto), portanto as regras da comunidade US/EN não necessariamente se aplicam a comunidade BR, o que nos leva a isso:



    2° A regra sobre o uso de caracteres especiais dentro do jogo em nick e nome de cidade é outra que podemos usar como exemplo, não encontrei nada dentro das regras e nem dentro do T&C que possa ser usado como argumento para essa proibição, entretanto a mesma regra não é aplicada de forma igual, uma vez que em alguns mundos os jogadores recebem advertências e até o bloqueio da conta se não retirarem o caractere especial, enquanto em outros mundos se faz diversas denuncias e nada acontece.

    Essa regra é explicitada na comunidade US, conforme segue:

    Para quem não fala inglês, a regra dita que, caso os caracteres especiais não sejam ofensivos de alguma forma, a utilização deles não resulta em banimentos.


    Tal regra não existe de forma alguma na comunidade BR, e os Operadores de Jogo vem assediando os jogadores em diversos mundos para que os mesmos retirem caracteres especiais do nome de suas cidades ou do próprio nickname, por motivos de apenas "eu não gosto" ou "quero mostrar trabalho, mesmo fazendo besteira".


    Meu questionamento é o seguinte: Já existem poucos jogadores que ainda jogam Ikariam, e vocês ainda querem ficar assediando os mesmos por besteiras, enquanto os mundo estão inundados de multi-contas que passam "despercebidas" aos olhos dos GOs. A intenção de vocês é fazer com que todos parem de uma vez para que a GF possa fechar o jogo de vez? Porque a postura que vem demonstrando vem de encontro com tal objetivo.



    Por fim, acredito que os T&Cs estão desatualizados e deveriam ser revistos, já que foram elaborados em 2008 ou antes disso, quando o jogo foi lançado. Visto que a situação do mundo e da própria internet mudou de maneira significativa, alguns pontos em questão explicitados nos T&Cs e que os GOs utilizam como base para aplicar diversos banimentos, estão ultrapassados.


    A discussão é importante e a comunidade BR merece que as regras sejam explicitadas de forma clara e sem espaço para dupla interpretação, como acontece em outras comunidades, como a EN.

  • Então gostaria de sugerir a todos da Equipe da GF que poderiam (imagino eu) realizar essa tarefa. Operadores de Jogo (GO's): Bigfoot343 O Impostor.. jvsfreire |SPARTACUS| The Gladiators Maktu , aos Super Operador de Jogo (SGO's): Ghost Man Krueger Koakuma SC_ , as nossas Administradoras do Jogo (GA's): SHAM e _Criss_ , a nossa Líder de Equipe (TM): Lilica , e a nossa CoMa: Pinky , façam uma confecção de um manual das regras. O que seria isso? Seria todas as regras que podem levar um jogador ao bloqueio de sua conta e expliquem regra por regra, as coisas dentro dessas regras que se eles fizerem podem sim levar ao ban. Sei que existe isso em outros países, mas precisamos de um desse para a nossa comunidade BR. Imagino que com essas explicações mais detalhadas vamos conseguir evitar de fazer coisas que podem levar ao banimento e também diminuiremos o número de ban's que consideramos injustos por justamente não estar bem explicado nas regras

    Isso já foi abordado recentemente pela CoMa, se neste momento a comunidade sente necessidade de mais explicações não me cabe a mim como GO faze-lo.


    Vou contar uma novidade para os desinformados, fim do ano passado tivemos vários debates com a Team sobre as regras, inclusive com a COMA. O que rendeu uma lista de perguntas que a COMA respondeu. Incluindo nela a interpretação da regra Pushing.

    Creio que será isto:


    Esclarecimento sobre a regras de Pushing e Multi-Contas


    Respostas Prometidas [11]

    br.gif  Operador de Jogo  br.gif

  • Pior que nunca ninguém daqui viu você no jogo, seu trabalho é falar abobrinha no fórum, e sem nem saber motivo, apenas pra querer aparecer mesmo já que não tem nada pra fazer.

    Se não tem comentário a acrescentar não seja infantil (coisa difícil de pedir), e foque ao que o tópico está direcionado.

    E não faça falsas acusações já que você só sabe o que acontece no fórum, Senhor Cabeça de lata.


    PERIGO_3.png?1629340273

  • Creio que será isto:


    Esclarecimento sobre a regras de Pushing e Multi-Contas


    Respostas Prometidas [11]


    Creio que será isto:


    Esclarecimento sobre a regras de Pushing e Multi-Contas


    Respostas Prometidas [11]

    acrescento esse A DISCUSSÃO NÃO VAI ACABAR! QUEREMOS QUE NOSSA VOZ SEJA OUVIDA! run' [264]


    e esse que foi o resultado final Perguntas a serem feitas à Gameforge!! Versão 2020 [71]

  • Não importo se o criador do post seja você, Leka ou de um terceiro, o importante é que todas vozes levam para apenas um objetivo, e enquanto não for atingido não vamos parar.
    Não é nada absurdo que pedimos.


    Não foi aberto pra reivindicar nenhum ban, porque o que foi dado a resposta foi bem simples “será assim e pronto”, mesmo sendo mostrado que na regra não tinha nada sobre isso. A Leka-chan escreveu isso para que você ou qualquer outra pessoa não passe por isso, que seja corrigido essas falhas que estão explícitas, que seja claro o que é, e o que não é.


    E pra quem não joga, não vai ter interesse nenhum em que a voz seja ouvida mesmo, e sim só querer causar no fórum, né cabeça de lata.

    PERIGO_3.png?1629340273

  • crescento esse A DISCUSSÃO NÃO VAI ACABAR! QUEREMOS QUE NOSSA VOZ SEJA OUVIDA! run' [264]


    e esse que foi o resultado final Perguntas a serem feitas à Gameforge!! Versão 2020 [71]

    Eu sabia que tinha havido algo mais (até pelo seguimento da conversa nos 2 tópicos que coloquei) mas não encontrei.


    Obrigado pela seu complemento :thumbup:

    br.gif  Operador de Jogo  br.gif

  • Não importo se o criador do post seja você, Leka ou de um terceiro, o importante é que todas vozes levam para apenas um objetivo, e enquanto não for atingido não vamos parar.
    Não é nada absurdo que pedimos.

    Alguem aqui esta criticando o criador do topico,estamos mostrando que essa luta comecou ha tempos,se voce nao entendeu,respeite a opiniao de cada um,pois tem que saber cobrar e respeitar,criadores de topicos e o que menos importa e lembre-se a partir do momento que comeca desrespeito o topico e fechado

  • Não importo se o criador do post seja você, Leka ou de um terceiro, o importante é que todas vozes levam para apenas um objetivo, e enquanto não for atingido não vamos parar.
    Não é nada absurdo que pedimos.

    Alguem aqui esta criticando o criador do topico,estamos mostrando que essa luta comecou ha tempos,se voce nao entendeu,respeite a opiniao de cada um,pois tem que saber cobrar e respeitar,criadores de topicos e o que menos importa e lembre-se a partir do momento que comeca desrespeito o topico e fechado.


    Por isso que eu não falei que você fez isso, e estou comentando para que outras pessoas não façam isso, já que se o objetivo é o mesmo, pra que sabotar? É no geral mesmo.


    Sabemos muito bem que a luta começou a tempos, e não é de agora, mas estamos dando andamento nela, correto?!


    Li e reli e não percebi nenhum desrespeito, mas obrigado por alertar
    .

    PERIGO_3.png?1629340273