O IKARIANO - Edição Abril/25 [5]

• ENcS2i0.png

EVbj4Dw.png

Queridos leitores,

Após um interregno de mais de 2 meses, eis-me aqui. Não foi por vontade própria que estive ausente, mas sim, por terrível estado de saúde.

O Maker também não foi poupado por problemas pessoais, que lhe viraram o Ikariam de pernas para o ar..

Assim, o nosso/vosso jornal, o nosso/vosso "O IKARIANO", tem a existência comprometida. Eu não poderei continuar a editar o jornal sozinha, É já se perderam eventos interessantes como "O dia dos namorados" em Fevereiro e "O dia internacional da mulher" em Março. De momento, a decisão é a de que, se até 20 de Maio não houver ninguém que se ofereça para ajudar "O IKARIANO", com algumas matérias, mesmo que sejam no estilo "freelancer", esta será a última edição do jornal (pelo menos para já). Dói-me dar esta notícia, mas conscientemente não poderia protelá-la.

Mas vamos ainda ver:

- Um "Sabias que ...", muito a propósito

- Passatempos diversos

Lembramos que podem comentar qualquer matéria no tópico dos comentários - O IKARIANO - Tópico de comentários

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

We are nothing but the ashes of Stars, long since blotted out in Time

I have no enemies, I have angry fans

In game (megar) - BR: Kronos [DJE], Phobos [-KJ-], Helios [NZDOM] EN: Perseus, [Slack], Ares Global 1 [LEGA]

Me too - BR: Kronos - megar72 [D J L], Helios - megar65 [NZDOM], Phobos - megar66 [-HK-] EN: Ares Global 1 - megar75

Ex-Redactora do Papyrus /\ Ex-Super Game Operator on Ikariam.Pt /\ Moderator on Ikariam.Br /\ Redactora d'O Ikariano

megar - Em jeito de APRESENTAÇÃO e recordações

• Sabias que ... ... ... por megar

5jhnWmu.png

Origem do dia das mentiras

O dia 1 de Abril, também conhecido como dia das mentiras, surgiu em França, no século XVI. No entanto, alguns Países comemoram-no noutras datas.

Os franceses utilizavam o calendário Juliano celebrando a passagem de ano a 1 de Abril. Mas em 1564, o rei Carlos IX instituiu o calendário Gregoriano onde a passagem do ano é celebrada a 1 de Janeiro.

Como toda a mudança, também esta trouxe descontentamento e protestos de grande parte da população. Muitos, por falta de meios de comunicação eficazes, nem sequer tomaram conhecimento da mudança, tornando-se alvos de partidas e brincadeiras pelas pessoas que já estavam informadas.

É assim que essas brincadeiras se tornaram de tal modo populares que passaram a ser uma tradição que se espalhou não só pela França como por todo o mundo.

Hoje em dia, não só a população em geral, mas também os meios de comunicação – jornais, rádios, televisão… aderem a esta tradição, publicando notícias falsas de forma a brincar com os leitores e ouvintes.

As brincadeiras do dia das mentiras devem ser feitas por diversão, sem o intuito de prejudicar seja quem for.

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

In game (megar) - BR: Kronos [DJE], Phobos [-KJ-], Helios [NZDOM] EN: Perseus, [Slack], Ares Global 1 [LEGA]

Me too - BR: Kronos - megar72 [D J L], Helios - megar65 [NZDOM], Phobos - megar66 [-HK-] EN: Ares Global 1 - megar75

Ex-Redactora do Papyrus /\ Ex-Super Game Operator on Ikariam.Pt /\ Moderator on Ikariam.Br /\ Redactora d'O Ikariano

• Os jogos das edições anteriores tiveram pouca (ou nenhuma) aderencia.

Será que os leitores gostam mais de:

Ncw5Jgn.png

Horizontais:

1 - Escala brasileira de insegurança alimentar; Paraíso

2 - Deslocar-se à superfície ou dentro de um líquido (inv.); Última letra do abecedário; Que brinca por tudo e por nada (inv.)

3 - A nossa COMA; Oferece

4 - Profissão; É feito no Natal

5 - Mulher que não casou ficou para … ; Existes; Mais velho (inv.)

6 - Artigo no plural; Faz muita falta nas batalhas marítimas

7 - Nome feminino; Canta os feitos dos antepassados portugueses

8 - Esmagar (inv.); interjeição de espanto (inv.)

9 - Contração de: em a (inv.); Inflamação da mistura combustível nos cilindros dos motores de explosão

10 - Profeta bíblico; Não é?; Hora canónica (inv.)

11 - Doutor; Combate; Contração já referida

12 - Faz-se quando se vai à praia; Sucesso

13 - Curso de água; Decifrei (inv.); Interrupção

Verticais:

1 - Andar para lá; Amarrar; Deslocar-se

2 - Tirar a liberdade

3 - Publica; Laço

4 - Expulsa; Cama rude, dura e desconfortável;

5 - Líquido usado para escrever (inglês); Acusada (inv.); Expressão latina que significa "por exemplo"; Acrescentei

6 - Um servidor do Ikariam; Semelhante

7 - Representação dos números inteiros naturais; Remoer

8 - Ainda não pagaste; Telefone móvel (abrev.)

9 - Ofereces; Alimento feito de farinha de milho; Acto de haver

10 - Desenvolvedora e distribuidora de jogos electrónicos; 2ª. E 1ª. vogais, duas vezes; Oração que os Moiros fazem a Deus antes de se deitarem na cama

11 - Nova Zelândia; Portugal; Entrega; Coisa (inglês)

12 - Produto da papoula pertencente à categoria dos opiáceos; Acabo

13 - Abreviatura usada em empresas alemâs que significa "Sociedade anónima"; Pôr-do-Sol; Negação

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• Bom humor

Pérolas nos quadros dos

kVhPdB4.png

A Língua Luso-Brasileira sem pontuação presta-se aos mais hilariantes trocadilhos. Vamos rir com alguns Avisos fixados nos murais de algumas Igrejas, escritos com boa vontade e má redacção.

AVISOS AOS PAROQUIANOS:

- Para todos os que têm filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.

2- O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!

3- Na sexta-feira às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.

4- Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!

5- Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas.
    Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.

6- O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.

7- O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.

8- O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.

9- Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.

10. Neste sábado a Missa da noite será as 15:30.

Nota: Tirado de um Blog

Então, riram muito? Bom humor, risos e gargalhadas fazem muito bem à saúde. De qual gostaram mais? Postem os vossos comentários.

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• Vamos rir

qh1Keyg.png

Três filhos saíram de casa, conseguiram bons empregos e prosperaram.

Anos depois, encontraram-se e estavam a discutir sobre os presentes que eles conseguiram comprar para a mãe, que já era bem idosa.

O primeiro disse:
    - "Eu consegui comprar uma casa enorme para nossa mãe...".

O segundo disse:
    - "Eu mandei-lhe um Mercedes zerinho, com motorista."

O terceiro sorriu e disse:
    - "Certamente meu presente foi melhor. Vocês sabem como a mãe gosta da Bíblia, mas ela está praticamente cega e não consegue mais ler.
    Então mandei-lhe um papagaio marrom, raro, que consegue recitar a Bíblia todinha. Foram 12 anos de treinamento num mosteiro, por 20 monges diferentes.
    Tive de doar US$ 100.000.00 ao mosteiro, mas valeu a pena. Nossa mãe precisa apenas dizer o capítulo e versículo que o papagaio recita sem um único erro".

Tempos depois, os filhos receberam da mãe uma carta de agradecimento pelos presentes:

Primeiro: "Milton, a casa que compraste é muito grande. Eu uso apenas um quarto, mas tenho que limpar a casa toda...".

Segundo: "Maycon, eu estou muito velha pra sair de casa e viajar. Eu fico em casa o tempo todo e nunca uso o Mercedes que me ofereceste. E o motorista também é muito mal educado...".

Terceiro: "Querido Marvin, foste o único filho que teve bom senso para saber que o que a tua mãe realmente gosta é de coisas simples.
    Aquele franguinho estava delicioso, muito obrigada."

Nota:

Tirado da Internet

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png