O IKARIANO - Edição Dezembro/24 - Especial Natal [6]

• FT49V0j.png

eX4sJyK.png

Natal, tempo de Paz, harmonia, nascimento e renascimento dentro de cada um de nós. É a época do ano em que nos faz bem juntarmo-nos em família, trocar presentes e lembrar aquele SER pequenino que está ali no presépio e veio ao mundo para salvar a Humanidade.

Assim, e porque é Festa, vestimos o jornal de festa, para vos apresentar esta Edição Especial, bem colorida com os temas seguintes:

- O que há à mesa dos portugueses na época natalícia

- Algumas anedotas alusivas ao Natal

- Um passatempo

- Soluções do passatempo da edição anterior

- Mensagem

Créditos: Nas decorações e Fontes de fantasia - Pedro Lucio

Tópico de comentários - O IKARIANO - Tópico de comentários [27]

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

We are nothing but the ashes of Stars, long since blotted out in Time

I have no enemies, I have angry fans

In game (megar) - BR: Kronos [DJE], Phobos [-KJ-], Helios [NZDOM] EN: Perseus, [Slack], Ares Global 1 [LEGA]

Me too - BR: Kronos - megar72 [D J L], Helios - megar65 [NZDOM], Phobos - megar66 [-HK-] EN: Ares Global 1 - megar75

Ex-Redactora do Papyrus /\ Ex-Super Game Operator on Ikariam.Pt /\ Moderator on Ikariam.Br /\ Redactora d'O Ikariano

megar - Em jeito de APRESENTAÇÃO e recordações

• 94Hv65h.png

NATAL ... e por ser a data em que normalmente as famílias se juntam, nada melhor que festejar o acontecimento com as mais deliciosas iguarias próprias da época.

Cada País, cada região, cada família tem os seus hábitos próprios quanto à gastronomia para a Ceia de Natal e Dia de Natal. Eu não conheço os hábitos natalícios brasileiros, por isso vou cingir-me a:

1NT5vcg.png

Em Portugal, a Ceia de Natal tem um prato de excelência. O bacalhau, ingrediente dos mais típicos da cozinha portuguesa, é o rei das mesas natalícias e marcará presença na maioria dos lares. Será cozido e acompanhado com tudo a que tem direito - batatas, grão, cenouras, couve portuguesa (também chamada couve galega, tronchuda ou penca) e ovos, tudo muito bem regado com o bom azeite português. E a acompanhar decerto não faltam os bons vinhos e sumos para a criançada.

Em algumas regiões do País também se serve polvo cozido, mas não sei como é confeccionado (além de que é cozido, claro).

A anteceder a ceia e durante toda a quadra festiva, não falta uma mesa de servir, recheada daquilo que até os olhos comem – toda a variedade de frutos secos, rabanadas, filhoses, arroz doce, broas de mel e bolo-rei, etc., etc. Tudo aquilo que a imaginação e o bolso podem abarcar, estará presente e constantemente reposto.

A acompanhar estas delícias, estão sempre à disposição licores e deliciosos vinhos abafados.

O almoço do dia de Natal é normalmente reservado para os assados: Perú, que antigamente era criado e reservado especialmente para esse dia e nos dias actuais se encontra em qualquer supermercado e em qualquer época do ano, cabrito, cordeiro ou borrego assado, ou mesmo outras carnes, galo ou galinha, porco ou coelho. O acompanhamento são batatas, assadas junto às carnes ou em separado. Também podem acompanhar uns belos grelos de couve ou feijão verde cozidos. Eu particularmente, gosto de acompanhar o assado com puré de batata e ervilhas estufadas. E, para acompanhar estas delícias assadas, continua-se com bom vinho ou opta-se por espumantes.

Para o jantar - como durante todo o dia se come, não há muito que fazer – o que sobrou do almoço e também o que sobrou de véspera – com o que sobrou do cozido de bacalhau faz-se uma deliciosa roupa-velha.

Há quem troque estas refeições, preferindo a roupa-velha para o almoço e servindo os assados ao jantar. Depende dos hábitos da família, ter as refeições mais leves ao almoço ou ao jantar.

Mas não é só falarmos nestas iguarias, vamos ver como se fazem alguns destes pratos.

Bacalhau cozido com todos, creio que não tem dificuldade e não haverá em qualquer família, quem não saiba fazer.

Vamos então passar adiante e ver como se faz a:

05qilxp.png

Este prato, aproveita as sobras de bacalhau, batatas, couves e ovos de véspera. (Normalmente já se cozem a mais precisamente para sobrarem).

- Limpa-se o bacalhau de peles e espinhas e desfaz-se em lascas.

- Cortam-se as batatas às rodelas grossas e as couves em pedaços. Os ovos em rodelas.

- Picam-se cebolas e alhos e refogam-se em azeite (generosamente) e com uma folha de louro.

- Adiciona-se o bacalhau, as batatas e a couve, rega-se com um pouco de vinagre (eu gosto do de sidra), tempera-se com pimenta moída na altura e salteia-se.

- Coloca-se na travessa de servir, põem-se por cima os ovos e azeitonas, quem gosta salpica com salsa ou coentros e se necessário põe-se mais azeite.

Se tiverem sobrado cenouras e grão também se podem juntar ao saltear.

Pronto, é só comer … e chorar por mais.

E agora, vamos ver duas receitas – perú assado e borrego assado.

Como a minha culinária caseira é pouco sofisticada, vou apresentar-vos as duas receitas, retiradas de óptimos sites de culinária:

YzRTp86.png

Ingredientes

- 1 Perú de 4 ou 5Kg
    - 1Kg sal
    - 2 Cálices de aguardente velha
    - 3 Limões
    - 8 Dentes de alho
    - 100g de margarina
    - 2 Cebolas médias
    - 1 Folha de louro
    - 250g de bacon
    - 1 Colher de sopa de pimenta
    - 1 Colher de sopa de colorau
    - 2 ou 3 Laranjas

Preparação

Depois de arranjado, pega-se no perú, coloca-se num alguidar e tempera-se com o sal, os dois cálices de aguardente e os limões às rodelas. Em seguida cobre-se o perú com água fria. Deixa-se assim durante um dia.

No dia seguinte, retira-se o perú da água e seca-se bem, por dentro e por fora, com um pano.

À parte, prepara-se uma pasta com o alho, a margarina e o colorau. Barra-se o perú, por fora, com essa mesma pasta.
    Coloca-se o perú barrado num tabuleiro ou assadeira, juntamente com as cebolas descascadas, o bacon em fatias, a folha de louro e a salsa. Tempera-se com pimenta e rega-se com o sumo de laranja.

Leva-se o perú ao forno bem quente (240C) durante 20 minutos. Reduz-se depois para 200C. Durante o tempo de cozedura, regar o perú com o molho que se vai formando no tabuleiro.

Para saber quando o perú está assado, usar uma agulha de tricot que se espeta no peito e coxas do perú: se ao retirar a agulha o líquido sair transparente, então o perú está pronto a ser servido.

m7m1OgD.png

Ingredientes

- 1 Perna de borrego com cerca de 1800g

- 1500g de batatas para assar

- 2 Colheres de sopa de banha

- 2 Colheres de sopa de massa de pimentão

- 6 Dentes de alho picados

- 1 Cebola bem picadinha

- 125 ml de azeite

- 2 Folhas de louro

- 500 ml de vinho branco

- Sal q.b.

- Pimenta q.b.

- Colorau q.b.

Preparação

1. Numa tigela, junte a massa de pimentão, a banha, metade dos alhos, pimenta e sal. Pouco, porque a massa de pimentão já tem sal. Misture tudo com um garfo.

2. Coloque a perna de borrego num tabuleiro de ir ao forno. Barre toda a perna com a mistura de massa de pimentão. Deixe a tomar gosto durante 30 minutos.

3. Numa tigela, tempere as batatas com sal, pimenta e colorau. Junte os restantes alhos, a cebola e o azeite. (Quem quer [eu ponho] pode juntar legumes - tudo o que se gostar e a imaginação ditar). Mexa e deixe tomar gosto durante 30 minutos.

4. Passados os 30 minutos, coloque no tabuleiro, as folhas de louro e as batatas à volta da carne. Junte o vinho branco ao marinado das batatas, mexa e regue as batatas e a carne.

5. Leve ao forno nos 160º durante 1 hora e meia. A meio do tempo, vire a perna de borrego e se necessário, acrescente um pouco de água para o molho não secar. Depois da carne assada está pronto a servir.

E voltando à minha cozinha simples. Deixo-vos aqui como eu faço as:

BFAJpmz.png

Normalmente uso pão cacete médio a pequeno. Não gosto das fatias muito grandes pois partem-se mais facilmente ao embeber no leite. Então vamos lá:

- O(s) cacete(s) cortados às fatias (com, de 1 a 2 cm de espessura).

- Leite, ovos, canela, açúcar e óleo

Põe-se o óleo a aquecer em lume um pouco mais que médio (atenção que o óleo excessivamente quente, altera-se e faz mal à saúde).

Num recipiente fundo coloco o leite onde ponho as fatias de modo que fiquem cobertas.

Depois escorro-as um pouco de modo a retirar o excesso de leite.

Passo-as depois por ovo batido – viro dos dois lados e ponho a fritar. Quando um lado está frito viro-as e depois retiro-as para cima de papel absorvente (papel de cozinha).

Após escorrerem e arrefecerem ligeiramente, ponho-as num recipiente final e polvilho-as com canela e açúcar dos dois lados.

E agora:

zUv4AqF.png

Normalmente nunca faço muito de cada vez. Prefiro fazer mais vezes. O meu olho já está habituado para, 1 copo (tipo duralex) de arroz.

Gosto de usar arroz carolino para o arroz doce. Pode ser mania minha, mas é esse que eu gosto.

Num tacho ponho a água suficiente para que cubra o arroz (ponho a olho). Ponho um pau de canela, duas tiras de casca de limão (muito fininhas para não terem a parte branca) e um pouco de sal.

Quando começa a ferver ponho o arroz e baixo o lume.

Quando está quase a secar, acrescento dois copos de leite e deixo ferver e reduzir o leite. Baixo o lume o máximo possível.

Nesta altura, retiro a casca de limão e o pau de canela e vou acrescentando sempre o leite aos copos e mexendo com frequência, principalmente quando o leite diminui para o arroz não pegar.

Após utilizar cerca de um litro de leite, adiciono um copo (a mesma medida do arroz) de açúcar e continuo sempre a mexer e a acrescentar leite. Normalmente mais 2 ou 3 copos de leite.

O arroz deve ficar muito macio.

Depois de cozido, deito numa travessa ou outro recipiente e enfeito com canela.

Há quem ponha gemas de ovo no arroz doce mas eu não ponho. Foi assim que aprendi com a minha mãe e é como se faz na minha Terra.

E pronto, gostaram?

Agora já têm algumas dicas para os pitéus de Natal então, não deixem de comentar e também para quem conhece bem os hábitos natalícios brasileiros. E ...

xXrLFmh.png

mHYDAiq.png

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

In game (megar) - BR: Kronos [DJE], Phobos [-KJ-], Helios [NZDOM] EN: Perseus, [Slack], Ares Global 1 [LEGA]

Me too - BR: Kronos - megar72 [D J L], Helios - megar65 [NZDOM], Phobos - megar66 [-HK-] EN: Ares Global 1 - megar75

Ex-Redactora do Papyrus /\ Ex-Super Game Operator on Ikariam.Pt /\ Moderator on Ikariam.Br /\ Redactora d'O Ikariano

• Anedotas, são narrativas curtas normalmente sobre acontecimentos curiosos, engraçados e que podem apresentar duplo sentido, sejam baseadas em acontecimentos reais ou fictícios.

A sua finalidade é provocar o riso e divertir quem as ouve ou quem as lê, mesmos que estes sejam os próprios visados.

Há anedotas de todos os tipos que é possível imaginar e o Natal não podia fugir à regra. Vamos então rir um pouco com ...

PWP4pXa.png

Nl5EvjB.jpeg

Era época de Natal e o juiz sentia-se benevolente ao interrogar o réu.

- De que é acusado?

- De fazer as compras de Natal antes do tempo.

- Mas isso não é crime nenhum!!!! Com que antecedência as estava a fazer?

- Antes da loja abrir.

Uma loira telefona para o Pai Natal:

- Eu queria falar com o Pai Natal.

- É o próprio.

- Senhor Próprio, podia chamar o Pai Natal?

Estavam uns garotos a brincar no pátio da igreja por alturas do Natal. Até que um deles sem querer esbarra numa das figuras do presépio e parte-a. Passado um bocado chega o padre:

- Quem é que partiu o pastor? Todos ficam muito calados até que depois de muita insistência o culpado se acusa.

- Então tens de pagar o estrago.

- Eu não tenho dinheiro senhor padre.

- Então paga o teu pai.

- Eu não tenho pai.

- Paga a tua mãe!

- Também não tenho mãe...

- Então não tens ninguém? És sozinho no mundo?

- Não! Eu tenho uma irmã mais velha.

- Pronto paga ela.

- Ela também não pode pagar, não tem dinheiro. É freira.

- Não se diz freira; diz-se esposa de Cristo.

- Ah, então o meu cunhado que pague!...

O que se teria passado, se, em vez de três Reis Magos, tivessem sido três Rainhas Magas?

- Teriam perguntado como chegar ao local e teriam chegado a horas.

- Teriam ajudado no parto e deixado o estábulo a brilhar.

- Teriam ainda preparado uma panela de comida e teriam trazido ofertas mais práticas.

Mas quais teriam sido os seus comentários ao partirem?

- Viste as sandálias que a Maria usava com aquela túnica?

- O menino não se parece nada com o José!

- Virgem! Pois está bem! Já a conheço desde o liceu!

- Como é que é possível que tenha todos esses animais imundos a viver dentro de casa?

- Disseram-me que o José está desempregado!

- Queres apostar em como não te devolvem a panela?

No Natal, a mãe foi visitar a sua única filha casada. Ao chegar a casa da filha, abraçaram-se mas a filha estranhou ao ver a mãe com uma bala colada na testa, curiosa pergunta:
    - Mãe, porque tens uma bala colada na testa?

A mãe logo respondeu:
    - Ah minha querida filha, o teu marido disse-me que ele passaria o Natal bem melhor
    se eu levasse uma bala na testa…

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• 945bsJ4.png

jbL2QIU.gif

Estamos no Natal e como tal, o nosso passatempo tem que ser alusivo a esta data festiva.

Assim proponho-vos que encontreis palavras alusivas a esta quadra Natalícia.

As palavras podem estar na horizontal, na vertical, da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, em sentido oblíquo e de pernas para o ar..Também pode haver letras comuns a mais do que uma palavra.

Vamos ver, quem encontra mais palavras???

HS0iLeR.png

W50qdg6.png

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• gEe3Pbb.png

nPiMYpa.png

2yHsfYr.png

Então, quem encontrou o rapazinho?

fd44gZ3.png

Bastava terem posto:

- Vertical - 2

- Horizontal - 7

ef6vaf9.jpeg

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• eTYKd4a.png2btC6Rt.pngeTYKd4a.png

O Natal é o momento de celebrar com a família, reencontrar amigos queridos e compartilhar sentimentos que inspiram e emocionam…

Que a magia desta época transforme cada instante em um momento especial, cheio de sorrisos, abraços sinceros e amor verdadeiro…

Que o Natal traga o renascimento da fé e da esperança…

Que o nascimento de Jesus inspire em todos nós o amor, a generosidade e a compaixão que tornam o mundo um lugar melhor.

Estes são os votos da redacção deste jornalzinho para todos os que fazem parte desta grande família Ikariana, cercados por aqueles que tornam a vossa vida especial

Que em cada lar nunca falte o pão e lembrar aquele sermão da montanha

- Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus.

- Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

- Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

- Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos céus.

- Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal de vós. Alegrai-vos e exultai, pois é grande nos céus a vossa recompensa».

KkfqQlV.png

Redactora

megar

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png