O IKARIANO - Edição Novembro/24 [5]

• ENcS2i0.png

eX4sJyK.png

Meus amigos,

A Edição de Novembro do nosso/vosso jornal saiu com grande atraso.

A redacção pede desculpa aos nossos leitores, mas somos poucos e a vida pessoal tem sempre que ter prioridade. E as guerras ikarianas também ocupam muito tempo.

Mesmo assim, apresentamos o que nos foi possível, Temos nesta edição

- Alguns dos termos que diferem entre o português de Portugal e do Brasil.

- Um Passatempo

- Solução do Passatempo da edição anterior

- E o que nos conta um jogador do nosso Ika

Lembramos que podem comentar qualquer matéria no tópico dos comentários - O IKARIANO - Tópico de comentários [27]

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

We are nothing but the ashes of Stars, long since blotted out in Time

I have no enemies, I have angry fans

In game (megar) - BR: Kronos [DJE], Phobos [-KJ-], Helios [NZDOM] EN: Perseus, [Slack], Ares Global 1 [LEGA]

Me too - BR: Kronos - megar72 [D J L], Helios - megar65 [NZDOM], Phobos - megar66 [-HK-] EN: Ares Global 1 - megar75

Ex-Redactora do Papyrus /\ Ex-Super Game Operator on Ikariam.Pt /\ Moderator on Ikariam.Br /\ Redactora d'O Ikariano

megar - Em jeito de APRESENTAÇÃO e recordações

• Portugueses e Brasileiros

0XNklTg.png

O que nos une? O que nos distingue?

Não vou falar de gramática, mas apenas naqueles termos que são diferentes nos dois países, porque quanto a gramática, entendemo-nos “muito bem”. Afinal … ambos falamos a língua de Camões.

Mas há termos absolutamente diferentes. A maioria não atrapalha porque com a globalização, os nossos povos vão assimilando o que é diferente. Mas estou em crer que os brasileiros têm mais dificuldade em se adaptarem à linguagem portuguesa do que o contrário, talvez pela maior proximidade dos portugueses com outros povos e outros idiomas.

Então, vamos ver alguns termos que são diferentes nos dois países: (cito)

Português do Brasil Português de Portugal
    celular telemóvel
    ônibus autocarro
    sorvete gelado
    xícara chávena
    faixa de pedestre passadeira
    açougue talho
    aeromoça hospedeira de bordo
    bala rebuçado
    carteira de identidade bilhete de identidade /
      / cartão de cidadão
    carteira de motorista carta de condução
    conversível descapotável
    geladeira frigorífico
    banheiro casa de banho
    grampeador agrafador
    história em quadrinhos banda desenhada
    ponto de ônibus paragem
    sanduíche sandes
    suco sumo
    trem comboio
    vitrine montra
    presunto fiambre
    bonde elétrico
    terno fato
    maiô fato de banho
    mamadeira biberão
    café da manhã pequeno-almoço
    boteco tasca
    água sanitária lixívia
    fazenda quinta
    pedágio portagem
    térreo rés do chão
    time equipa
    resfriado constipação
    dublagem dobragem
    privada / vaso sanitário sanita / retrete
    Papai Noel Pai Natal
    mouse rato
    isopor esferovite
    goleiro guarda-redes
    freio travão
    açougue talho
    aids sida
    alô? estou? tô?
    acostamento berma
    camisola camisa de dormir
    câncer cancro
    carona boleia
    durex fita-cola
    bandeide (band-aid) penso rápido / curita
    totó / pebolim matraquilhos / matrecos
    academia ginásio
    canudo palhinha
    cantada piropo
    rotatória rotunda
    misto quente tosta mista
    camiseta t-shirt
    alugar arrendar / alugar
    galera malta
    esmalte verniz
    legal fixe
    descarga autoclismo
    babá ama
    calcinha cueca
    machucar magoar
    chopp fino / imperial
    tela ecrã
    sobrenome apelido
    reprovar chumbar / reprovar
    bonito giro
    esporte desporto
    criança miúdo
    brega azeiteiro
    mauricinho betinho / queque
    patricinha betinha / queque
    menina rapariga / menina
    menino puto / menino
    fila bicha / fila
    pão bisnaga cacete

Deve haver mais, mas estes foram os que consegui encontrar.

De notar que alguns termos brasileiros já entraram definitivamente na linguagem portuguesa. Talvez porque a comunidade brasileira em Portugal, aumentou muito nos últimos anos.

Nota: (Consulta de vários sites da internet)

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

In game (megar) - BR: Kronos [DJE], Phobos [-KJ-], Helios [NZDOM] EN: Perseus, [Slack], Ares Global 1 [LEGA]

Me too - BR: Kronos - megar72 [D J L], Helios - megar65 [NZDOM], Phobos - megar66 [-HK-] EN: Ares Global 1 - megar75

Ex-Redactora do Papyrus /\ Ex-Super Game Operator on Ikariam.Pt /\ Moderator on Ikariam.Br /\ Redactora d'O Ikariano

• 945bsJ4.png

Onde se esconde o rapazinho? Mais simples não pode haver.

wgEpHVg.png

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• Solução do Passatempo da Edição anterior

8KnO8XA.png

Para facilitar podia ter sido apresentado assim:

7-6-2-4-8-5-3-9-1

5-9-3-1-7-6-8-4-2

1-8-4-3-2-9-6-7-5

3-4-1-6-9-2-5-8-7

8-7-9-5-4-1-2-3-6
    6-2-5-8-3-7-4-1-9

4-5-6-7-1-3-9-2-8

2-1-8-9-5-4-7-6-3

9-3-7-2-6-8-1-5-4

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png

• O ser humano é muito criativo e os nossos jogadores não fogem à regra. Vê-se pelos nicks que escolhem e pelos nomes das cidades.

Alguns usam simplesmente o nome próprio, outros optam pelos nomes dos seus heróis preferidos, quer sejam do Cinema ou da Banda Desenhada. Outros ainda escolhem nomes lendários ou por quem sentem empatia. Há de tudo no nosso Ika.

Será o caso do jogador que hoje vamos conhecer melhor?

73BcHn7.png

8h8te6L.png

- Quem é o InDYo? Queres contar algo que te defina?

O Meu nome é José Carlos, sou de Almada, Português, o que sempre me definiu foi gostar das guerras ON e de desafios, grande adepto do Ikariam jogo de estratégia e guerra e menos da parte dos piratas.

- Desde quando conheces o Ikariam e como o conheceste? Como foi o teu início?

Comecei a jogar no inicio de 2008, foi com um amigo que jogou apenas 3 meses que me deu a conhecer o jogo, iniciei no mundo Alpha, na Aliança ( AW ), mas foi no Mundo Zeta que me prendeu e me fez despertar o interesse, as guerras e batalhas eram diárias, onde tínhamos o mundo todo contra a ( LEGA ), foi um inicio difícil de crescer a conta, mas muita aprendizagem de batalhas e estratégias.

- Que metas tens para o jogo?

Já deixei de criar metas, tenho esperança que o próprio jogo devia criar um calendário de guerras entre as alianças como faz nos piratas e premiar os que aceitem as guerras.

- Sei que és Líder em muitas alianças. O que te impulsionou a assumir essas lideranças?

Fui líder da primeira grande LEGA do mundo ZETA por imposição da General de Lá a Famosa ( Atir ) uma lenda do Ikariam e resolveu que eu devia assumir esse cargo, de lá para cá tenho assumido sempre esse cargo e tentado sempre fazer desafios e guerras. O que mais me impulsiona é tentar que o ikariam melhore e manter os jogadores vivos para o jogo.

- Que desafios enfrentas à frente das Alianças?

Não tenho muito trabalho, sempre tive os melhores jogadores de Ikariam e são eles muitas vezes que tem o mérito e carregam o Legado da LEGA, com pouco conseguem fazer muito e são sempre os mais dedicados e fieis jogadores.

- Como te relacionas com os teus membros? És um ditador ou um democrata?

Nunca fui um ditador, sempre demasiado democrata porque o mérito é deles e por isso temos que lhes dar a palavra e o mérito.

- Mudando de assunto – InDYo, é o teu nick. Sempre o usaste? Sentes alguma empatia para com os povos Índios?

Usei ( Labaredas ), porque adorava ver as cidades a arder, depois tínhamos um adversário que era o Cowboy e eu gostava de o Chatear, virei InDYo....

- Como analisas a evolução do jogo ao longo dos anos?

O Pessoal reduziu o tempo para o Jogo, o jogo nada fez para ajudar....fez se piratas, mas fez se muito pouco por quem gosta de batalhas.

- Quais as funcionalidades introduzidas no jogo que mais gostaste? E do que menos gostaste?

Era muito importante reduzir o tempo de batalhas e de viagens, criar um calendário de campeonato entre as alianças, impossibilitar o pessoal de retirar das batalhas ou dar a possibilidade de pilhar ouro, fazer o possível para tornar o jogo mais atrativo. O que menos gosto é de alianças paradas, desmotivam os membros.

- Raramente apareces pelo Fórum. Queres comentar?

Já fui muito ativo no Fórum, mas é uma pena as pessoas que se provocam e que utilizam o mesmo para ser incorretos e provocadores, nunca vi lá inimigos, apenas adversários.

- Queres comentar alguma situação do Jogo ou do Fórum?

Era bom que muitas lideranças aceitassem desafios e quisessem mais guerras ON, prémios de Ambrosias seria um excelente incentivo.

Muito obrigada InDYo pela colaboração que acabaste de prestar ao jornal O IKARIANO. Está atento à nossa próxima edição.

megar

Redactora

JI7Lx0X.png

ASSINATURA-3.png